Os novos edifícios residenciais e comerciais da cidade de São Paulo poderão ser obrigados a instalar hidrômetros individuais para seus apartamentos e salas. Isso porque um Projeto de Lei em tramitação na Câmara Municipal prevê o fim da medição coletiva.
Para o autor do PL 217/2014, o vereador Natalini (PV), a medida ajudaria a combater os efeitos da estiagem que atinge o Estado. É imperioso adotar um conjunto de medidas que reduzam a demanda de água através do fomento ao uso racional da água, maior consumo de água de reuso para aplicações não potáveis e combate incessante às perdas de distribuição por vazamentos, afirma o vereador na justificativa do projeto.
A proposta não estabelece obrigatoriedade para os imóveis já existentes, mas assegura o direito àqueles que desejarem obter a instalação individual. Neste caso, a reforma deverá ser decidida por meio de assembleia condominial e feita em conformidade com as normas nacionais e da concessionária, com multa de R$ 500 por ligação em caso de descumprimento.
(19/05/2014 18h19)