A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Tatuapé comemorou, nesta quinta-feira (23/11), na Câmara Municipal de São Paulo, o seu aniversário de 35 anos.
Na Sessão Solene, realizada no Salão Nobre da Casa, mais de 200 pessoas ligadas direta ou indiretamente à entidade foram homenageadas.
De acordo com a vice-presidente da subseção, Rosemeire Solidade da Silva Matheus, a área de atuação abrange não só o Tatuapé, mas também os bairros Carrão, Vila Formosa, Parque Novo Mundo e São Mateus. Ela ressaltou o trabalho de valorização dos profissionais, mas também as atividades sociais realizadas na comunidade.
“Temos inúmeros [trabalhos]. Quero destacar o nosso aprimoramento cultural com a vinda da Escola Superior de Advocacia e as nossas campanhas do agasalho e de arrecadação de alimentos. Também começamos agora com um viés ambiental muito forte, por meio de uma campanha de arrecadação de lixo eletrônico. São as duas faces da OAB: a institucional, voltada ao advogado, e a outra em favor da cidadania”.
O juiz-diretor do Fórum Regional do Tatuapé, Claudio Pereira França, falou sobre a integração cada vez maior entre a OAB, especialmente a subseção do Tatuapé, com o Judiciário paulista.
“A OAB é uma entidade extremamente importante no País, na luta pela democracia, no combate ao racismo, na garantia dos direitos da criança, dos idosos, mulheres, enfim. E sobre a subseção de Tatuapé só tenho a elogiar. Eles têm participado de várias ações interligadas com o Judiciário, como eventos de adoção de crianças, palestras e atendimentos e auxílio às pessoas”.
A Sessão Solene teve a iniciativa do vereador Toninho Paiva (PR). “Já tivemos a oportunidade de homenageá-los aqui com o Jubileu de Prata, no aniversário de 25 anos. Agora comemoramos mais uma década. E é muito merecido. Essa subseção tem feito um trabalho humanitário muito importante, promovendo atendimento social, eventos populares etc. Hoje a Câmara Municipal se engrandece ao prestar homenagem a essas pessoas, que têm um compromisso com a cidade, com o estado e com a nação”.
O presidente da OAB Tatuapé, Leopoldo Luis Lima Oliveira, fez questão de agradecer e ressaltar a importância da comemoração no Legislativo paulistano.
“Celebrar 35 anos é celebrar não só uma história de muito trabalho, mas uma vida dedicada à essa subseção. Cada presidente que passou por ali e empunhou uma bandeira pela valorização da advocacia e cidadania. É importante dizer que advogados precisam estar em movimento, discutir os assuntos e refletir em torno de ideias. E essa solenidade marca exatamente isso. Eu costumo dizer que valorizar a advocacia é valorizar a democracia e cada cidadão desse País”, disse.