Palestrantes e colaboradores da diretoria de cultura da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) foram homenageados nesta sexta-feira com a entrega da Medalha Cid Vieira de Souza, no Salão Nobre da Câmara. A solenidade foi promovida pelo vereador Nelo Rodolfo (PMDB).
Os homenageados, mais de 150 profissionais, são juristas e professores voluntários que ministram palestras sobre os diversos campos do Direito nas 239 subsedes da OAB distribuídas em todo o Estado de São Paulo. “Essa homenagem é uma forma de reconhecimento pelo esforço e dedicação desses colegas que levam seu conhecimento a outros colegas que não tem oportunidade de estar na capital assistindo essas aulas”, explicou o diretor do departamento de Cultura da OAB-SP, Umberto Luiz Borges D’urso.
Cid Vieira de Souza, que dá o nome à medalha, foi presidente da OAB durante quatro mandatos, no período de 1971 a 1979, quando o país passava pela Ditadura Militar. “Meu pai teve grandes feitos à frente da OAB. Os principais foram a criação da Comissão de Prerrogativas da OAB, a criação do Jornal do Advogado, as primeiras Casas dos Advogados e o primeiro Exame de Ordem realizado no país. Foi um incansável lutador pelos direitos da profissão e contra o regime antidemocrático”, contou Cid Vieira de Souza Filho.
“Essa medalha tem um simbolismo muito grande pelo nome que carrega, a de um dos principais líderes da historia da advocacia paulista e brasileira. De modo que é uma oportunidade muito feliz de justamente homenagear aqueles que tanto contribuem para a cultura, para o aperfeiçoamento do ensino jurídico em São Paulo”, destacou o presidente da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Fábio Romeu Canton Filho.
Entre os homenageados, estava o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Paulo Adib Casseb. “Para mim, essa medalha tem um significado especial, por ter o nome de uma pessoa e profissional que eu admirava muito, um amigo da minha família, e isso sem dúvida reforça o peso desse reconhecimento”, afirmou.