A Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) foi fundada em janeiro de 1932, praticamente às vésperas da Revolução Constitucionalista, e por isso nasceu em uma época histórica. E, em sua trajetória, nunca mais deixou de se fazer presente nos principais momentos do País, como destacou o presidente da entidade, Marcos da Costa.
“Isso marcou o DNA da nossa OAB, que sempre representou uma advocacia libertária, defensora da dignidade humana, da Constituição e da legalidade, como faz até hoje. E é isso que comemoramos nesta noite. É uma entidade que aqui em São Paulo reúne 150 mil profissionais. E temos certeza que isso representa também uma vitória da cidadania”.
Sobre os próximos anos, Costa fez questão destacar que a Ordem continuará com a mesma postura que alçou a entidade ao papel de protagonismo, não só no cenário paulista, mas no nacional.
“A Ordem vai continuar certamente, durante as próximas décadas, sustentando as mesmas bandeiras, principalmente a da democracia. As nossas crises têm sido apontadas como crises de instituições fragilizadas diante de governos com perfil paternalista. E o que nós acreditamos é que essas crises só serão superadas com mais democracia e defesa da cidadania”.
A Câmara Municipal prestou uma homenagem aos 85 anos da OAB-SP nesta terça-feira (5/12), no Salão Nobre da Casa. O evento também comemorou os 190 anos da criação dos cursos jurídicos no Brasil.
A iniciativa foi do vereador Caio Miranda (PSB). “A OAB tem esse papel fundamental de defender a democracia, o Estado de Direito e a legalidade. Então eu acho que reconhecer os 85 anos da OAB-SP aqui na Câmara, que é o Parlamento mais antigo do Brasil, é simbólico e mostra que o Legislativo paulistano está muito próximo dessa mesma busca por democracia e legalidade. Portanto, eu e muitos vereadores desta Casa estamos do lado da OAB para defender a República e o Brasil”.
O procurador-geral do município, Ricardo Ferrari Nogueira, considerou a homenagem mais que justa. “É extremamente importante essa proposta de homenagear uma instituição tão séria como a OAB e de comemorar os 190 anos dos cursos jurídicos. É uma proposta que vem, no momento certo, enobrecer aqueles que trabalham com a carreira jurídica, seja em qual seara for: a dos juízes, dos promotores ou advogados. Creio que essa homenagem ajuda a consolidar essas instituições”.
Além do presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, o evento no Salão Nobre homenageou cinco ex-presidentes da entidade: Antonio Claudio Mariz de Oliveira, Carlos Miguel Castex Aidar, João Roberto Egydio Piza Fontes e Luiz Flávio Borges D’urso.
A solenidade também contou com a presença dos vereadores Eduardo Tuma (PSDB), Mário Covas Neto (PSDB), Fábio Riva (PSDB) e Eliseu Gabriel (PSB).