O oftalmologista Suel Abujamra foi homenageado em uma sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (4/11) na Câmara Municipal com o Título de Cidadão Paulistano pelos seus mais 50 anos de profissão.
Abujamra nasceu em Ourinhos, São Paulo, em 1º de outubro de 1933. Graduou-se na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Rio de Janeiro, em 1957. Dedicou-se à carreira universitária na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na cátedra de oftalmologia. Obteve o doutorado em 1972 e a livre docência em 1982, tornando-se professor associado. Foi também professor da Faculdade de Medicina de Santo Amaro e um dos pioneiros no atendimento de pacientes com retinopatia diabética e na oftalmologia de alta complexidade no SUS (Sistema Único de Saúde).
“Fico muito feliz em ter a oportunidade de homenagear um profissional tão incrível, que traz tantos benefícios para população e traz tantas coisas boas em prol da comunidade carente. Podemos ver o quanto é importante o seu trabalho, não só por ser um médico, mas sim ser um ser humano que se preocupa com as pessoas. Ele tem um trabalho muito bonito que merece ser valorizado e motivado”, ressaltou o vereador Aníbal de Freitas (PV), autor da iniciativa.
Para o mais novo cidadão paulistano, a honraria representa um reconhecimento a todos os seus anos de dedicação à medicina. “Eu me sinto muito honrado por receber esta comenda. Eu trabalho para pacientes do SUS há 40 anos, já formei muitos médicos e estou trabalhando pelo Brasil inteiro, então me sinto gratificado por este reconhecimento”, disse Abujamra.
Também prestigiou o evento o vereador Paulo Frange (PTB).