Nesta quarta-feira (8/11), uma Sessão Solene marcou a entrega de honrarias da Câmara Municipal de São Paulo a três personalidades e organizações. O vereador Xexéu Tripoli (PSDB) foi o proponente das iniciativas que reconheceram o trabalho da Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), da ONG Oceana Brasil e do artista de rua Luan Cardoso.
O destaque inicial da cerimônia, que aconteceu no Instituto Princípia, em Cerqueira César, foi a entrega da Salva de Prata, uma honraria concedida a duas organizações, a Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça) e a ONG Oceana Brasil. O vereador Xexéu Tripoli elogiou o trabalho desempenhado por ambas as instituições, enfatizando sua contribuição significativa para a comunidade artística de São Paulo. “Os homenageados são pessoas que ficam por trás das câmeras e fazem São Paulo ter uma vida muito melhor para a gente”, comentou o parlamentar.
Dedicada à proteção dos habitats oceânicos e à conscientização sobre a preservação marinha, a ONG Oceana Brasil trabalha ativamente na promoção de políticas públicas e ações sociais para preservar a biodiversidade dos oceanos.
Ademilson Zamboni, diretor geral da Oceana Brasil, destacou a importância do reconhecimento concedido pela cidade de São Paulo e reafirmou o compromisso contínuo da organização na proteção dos oceanos. “Nós estamos no Brasil há 10 anos, e nestes anos conseguimos inúmeras vitórias. É uma tarefa bastante árdua. Ser reconhecido em uma cidade como São Paulo, para nós particularmente é uma honra enorme”, disse Ademilson.
A Adaap também foi homenageada por sua abordagem pedagógica inovadora e seus projetos sociais, educacionais e culturais. A organização se destacou ao oferecer formação e capacitação em artes cênicas, tendo já formado um número significativo de pessoas.
Ivam Cabral, diretor executivo da Adaap, agradeceu pelo reconhecimento e enfatizou a importância de democratizar o ensino das artes cênicas e promover o acesso à cultura. “A Adaap surgiu em 2009 com a criação da escola SP Teatro, a maior da América Latina. A Salva de Prata é a maior honraria da Câmara Municipal de São Paulo, e para nós isso é uma honra”, comentou Ivam.
Além das Salvas de Prata, a cerimônia incluiu a concessão da Medalha Anchieta e do Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo a Luan Cardoso, um artista de rua cujo trabalho criativo e inovador já contemplou mais de 100 edifícios na cidade de São Paulo, através do grafite. Luan Cardoso expressou sua gratidão pela homenagem e reafirmou seu compromisso com a cultura e a conscientização ambiental por meio de sua arte. “Eu trabalho com produção e curadoria de arte e venho já há 13 anos tentando transformar um pouco a paisagem da cidade de São Paulo, pra mim é realmente uma honra”.