pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

ONGs promovem debatem sobre escolha do voto para vereador

30 de novembro de 1999 - 00:00

Categorias

RenattodSousa

Os movimentos Voto Consciente e Adote um Vereador promoveram nesta terça-feira, na Câmara Municipal, o seminário “Como decidir seu voto para vereador”, que discutiu os desafios da sociedade no momento da escolha de um parlamentar para representá-la. O debate teve mediação do jornalista Milton Jung, âncora da rádio CBN, e participação dos professores da Universidade de São Paulo José Álvaro Moisés (coordenador do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas) e Marcelo Arno Nerling (do curso de Gestão de Políticas Públicas).

Depois de anos de ditadura, entramos em um processo democrático que já leva anos, mas a questão principal é a qualidade desse processo.  É importante empoderar o cidadão (levar a população a espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais), e temos que cobrar isso dos vereadores, defendeu Moisés, que aponta como um dos déficits da Câmara Municipal a falta de definição de uma política de difusão sobre como são feitos os orçamentos públicos.

O professor Marcelo Nerling explicou que o voto precisa ser qualificado, e para isso o eleitor precisa correr atrás da informação em sites, imprensa, conhecer pessoalmente o candidato e entender como a campanha dele está sendo financiada. Poucos se propõem a governar com o povo. Nerling disse durante o evento que sente falta de ver discutido dentro da Câmara o Plano Diretor da cidade.

Milton Jung comentou que a sua escolha particular de voto começa sempre por eliminação. Antes de ser jornalista, sou cidadão, e começo tirando quem eu não gostaria que fosse eleito. Para essa escolha, Jung sugere buscar informações, jamais votar por algo subjetivo e descobrir quem financia a campanha dessa pessoa. Informação é fundamental e isso pode ser encontrado em sites, veículos de comunicação e cada vez mais na redes sociais, disse. O debate  foi transmitido ao vivo pelo site da Câmara.

Confira entrevistas em vídeo:

Seminário – parte 01

{youtube}zeUJx_Zcbc8&rel=0|400|300|{/youtube}

 

Seminário – parte 02

{youtube}LSLvSl8T7b8&rel=0|400|300|{/youtube}

 

LEIA TAMBÉM:

Demora nas votações e apatia da população são questionadas

(07/08/2012 – 22h11)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar