A Operação Delegada, realizada na capital paulista desde 2009, foi apresentada nesta segunda-feira como proposta para melhorar a segurança nas 39 cidades que integram o Parlamento Metropolitano. Durante reunião do grupo em Cajamar, o projeto uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar foi elogiado por conta dos resultados das ações de combate ao crime.
De acordo com o coronel Álvaro Camilo, comandante geral da Polícia Militar no Estado, nas regiões de São Paulo onde a operação é realizada, como o Brás, foi observada uma queda de até 80% na criminalidade. “A PM deixa aqui registrado que tem o interesse de que as cidades da Região Metropolitana façam adesão a esse tipo de atividade”, afirmou Camilo, explicando que a parceria precisa ser autorizada mediante uma lei do município interessado.
Entre as cidades da Região Metropolitana, apenas São Paulo e Mogi das Cruzes trabalham com esse programa. No entanto, de acordo com Camilo, outros 17 municípios já estudam adotar a Operação Delegada.
É o caso da cidade anfitriã da reunião do Parlamento Metropolitano, Cajamar. “Vejo com bons olhos este projeto, e havendo o interesse da população de que a Operação Delegada seja realizada na cidade, com certeza nós e o Executivo trabalharemos para que isso aconteça”, declarou Orivaldo Carlos Meira (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Cajamar.
Um dos idealizadores do Parlamento Metropolitano, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Police Neto (PSD), destacou a proximidade que a Operação Delegada cria entre os policiais e a população.
“O projeto foi implantado nas 31 subprefeituras da cidade, e uma das vantagens é que possibilita que o policial crie um vínculo com os moradores da região”, analisou Police Neto. “É fundamental que o Parlamento participe deste diálogo para buscar soluções para os problemas comuns”, concluiu.
(05/12/2011 – 15h00)