pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Operação Tamanduateí pretende criar parque na região do Ipiranga

Por: ROBERTO VIEIRA
DA REDAÇÃO

16 de maio de 2016 - 21:40
2016-05-16- SP Câmara Municipal de São Paulo, Operação Urbana Tamanduateí. Audiência Pública da Comissão Permanente de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente PL 723/15 – OUC Bairros do Tamanduateí Setor: Ipiranga, Henry Ford realizada no Clube Atlético Ypiranga. Foto: André Bueno / CMSP "Créditos Obrigatórios. Todos os direitos reservados conforme lei de direito Autoral Número 9.610"André Bueno / CMSP

Os vereadores da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal realizaram, nesta segunda-feira (16/5), a quarta audiência pública para debater o Projeto de Lei (PL) 723/2015, que trata da Operação Urbana Bairros do Tamanduateí. Na ocasião, foram apresentadas propostas do texto que compreendem basicamente a região do Ipiranga.

Uma dessas propostas contidas no PL sugere a construção de um parque na região da Avenida Teresina Cristina, que é cortada pelo córrego Ipiranga. A intenção do Executivo é criar um parque com dimensões semelhantes ao Parque da Aclimação, na Vila Mariana, com cerca de cem mil metros quadrados.

“A gente vai preservar a APP (Área de Preservação Permanente) do rio, vai arborizar, trazer as áreas permeáveis, vai criar um boulevard e vai criar de fato um parque que vai desde o monumento por toda a Teresa Cristina até chegar na avenida do Estado”, garantiu Gustavo Partezani, diretor da SP Urbanismo, que representou o Executivo na audiência.

A área proposta para a criação do parque possui aspectos diferenciados e é conhecida por apresentar muitos problemas de infraestrutura, inclusive com grave histórico de alagamentos. Partezani acredita que diante de todos esses fatores, o projeto vai dar uma nova vida à região, além de resolver esses problemas de forma efetiva.

“Melhorias e transformações serão necessárias. Há muitas áreas contaminadas naquela região, muitas áreas desocupadas, muitos galpões desocupados, é preciso passar por uma renovação. Talvez a Teresa Cristina seja a área mais degradada de toda a operação”, pontuou.

2016-05-16- SP Câmara Municipal de São Paulo, Operação Urbana Tamanduateí. Audiência Pública da Comissão Permanente de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente PL 723/15 – OUC Bairros do Tamanduateí Setor: Ipiranga, Henry Ford realizada no Clube Atlético Ypiranga. Foto: André Bueno / CMSP "Créditos Obrigatórios. Todos os direitos reservados conforme lei de direito Autoral Número 9.610"

Vereador Dalton Silvano (DEM)

O relator do PL, vereador Dalton Silvano (DEM), ratificou que é muito importante ouvir os moradores e que todas as medidas acabam tendo também um impacto negativo, como desapropriações. No entanto, o parlamentar acredita que neste local, especificamente, a medida pode não ser considerada tão ruim assim pelos moradores atingidos.

“Tudo aquilo que revitaliza e melhora as condições de habitabilidade das pessoas nós temos que apoiar, em particular, as questões do verde. A Teresa Cristina está totalmente degradada, deteriorada. Mas, diferente de um bairro consolidado, que o caso do Cambuci, quem sabe essas pessoas que vão ser desapropriadas até possam gostar de poder ter um lugar melhor para morar”, pontuou.

2016-05-16- SP Câmara Municipal de São Paulo, Operação Urbana Tamanduateí. Audiência Pública da Comissão Permanente de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente PL 723/15 – OUC Bairros do Tamanduateí Setor: Ipiranga, Henry Ford realizada no Clube Atlético Ypiranga. Foto: André Bueno / CMSP "Créditos Obrigatórios. Todos os direitos reservados conforme lei de direito Autoral Número 9.610"

Vereador Gilson Barreto (PSDB)

Já o presidente da Comissão, vereador Gilson Barreto (PSDB), é contrário às desapropriações, mesmo que de impacto menor, por conta do aspecto da região, conforme justificativa apresentada pelo Executivo.

“O parque é importante e tem que ter parque realmente numa intervenção tão grande como essa. Mas não é em nome dos galpões que você vai mexer na parte residencial, então, que se mexa só com os galpões”, disse. A sessão pública ocorreu no Clube Atlético Ypiranga e contou com a presença de cerca de 30 pessoas.

 

Veja galeria de fotos do evento:

Please specify a Flickr ID for this gallery

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar