pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Um comentário

Elizabeth

Gostaria de ter maiores informações sobre as melhorias no Largo da Batata.

Contribuições encerradas.

Operação Urbana Faria Lima deve entregar mais de 2 mil moradias populares

Por: DA REDAÇÃO

2 de dezembro de 2015 - 16:28
dLuiz França / CMSP

A Operação Urbana Faria Lima – parceria entre o poder público e a iniciativa privada com o objetivo de promover melhorias em determinadas regiões do município – deverá entregar 2.160 habitações de interesse social na região sudoeste de São Paulo. As moradias serão construídas nas comunidades  Real Parque, Panorama e Coliseu.

De acordo com o diretor de desenvolvimento da São Paulo Urbanismo, Gustavo Partezani Rodrigues, parte das habitações estão em construção e outras obras deverão começar em 2016. “As 1.200 unidades do Real Parque estão sendo construídas e as outras 960 deverão começar no ano que vem, sendo que em Coliseu são 260 e na Panorama são 700 unidades”, explicou nesta terça-feira (2/12) durante reunião da subcomissão instalada pela Comissão de Finanças e Orçamento.

O representante da prefeitura ainda falou sobre as outras obras que estão sendo realizadas pela Operação Urbana Faria Lima. “Desde que iniciamos as vendas dos títulos conseguimos R$ 2 bilhões e investimos R$1,7 bilhão, sendo que mais de 70% das obras necessárias pela operação, como melhoramentos viários, construção de ciclovias e habitações, foram contempladas”, declarou Partezani.

O relator da subcomissão, vereador José Police Neto (PSD), sinalizou para a importância de o Executivo explicar o andamento das Operações Urbanas e solicitou mais dados para o diretor de desenvolvimento da São Paulo Urbanismo. “Queremos saber a data específica de entrega das habitações da Real Parque, Coliseu e Panorama porque o dinheiro já está em caixa, e das outras intervenções que serão feitas, como as obras no Largo da Batata, requalificação do corredor de ônibus de Santo Amaro e a construção da ciclovia da Faria Lima”, disse.

Operação Urbana Faria Lima 

A Operação Urbana Faria Lima tem por objetivo reorganizar os fluxos de tráfego particular e coletivo ao implantar o prolongamento da avenida Faria Lima, interligando-a às avenidas Pedroso de Moraes e Hélio Pelegrino até a avenida República do Líbano, promover a reurbanização do Largo da Batata e urbanizar as favelas em seu perímetro.

Os recursos para essas intervenções são conseguidos por meio da venda dos Cepacs (Certificados de Potencial Adicional de Construção) – títulos que permitem a seus proprietários construírem imóveis com metragem acima da estabelecida pela Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (zoneamento).

A subcomissão das Operações Urbanas da Comissão de Finanças e Orçamento está estudando todos os projetos que estão sendo realizados. “Queremos observar os gastos e os investimentos de todas as operações urbanas. A nossa dúvida é em relação à conduta, ou seja, se os repasses estão sendo feitos dentro da forma da lei”, disse o presidente da subcomissão, vereador Milton Leite (DEM), quando o colegiado foi instalado.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar