VEREADOR PROF. CLAUDIO FONSECA (CIDADANIA23)
A escola é um espaço organizado e destinado às funções de ensinar e aprender de forma sistemática, onde as experiências escolares se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, onde os saberes e vivências dos alunos se articulam com os conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade e, tem por objetivo, dirimir as desigualdades.
Já a educação domiciliar, proposta em projeto de lei federal, priva a criança de frequentar um grupo e aprender a conviver, socializar com outras da sua idade, de trocar vivências e experiências, de enfrentar e vencer desafios. A falta de interação social na educação domiciliar nega à criança possibilidades de vivenciar situações diversas experimentadas conjuntamente.
É na escola que se tem a oportunidade de conviver com as diferenças humanas e com humanos diferentes e suas culturas, de estabelecer vínculos, de fazer amizades, de ser solidário e empático, de se deparar com situações onde terá que ceder, enfrentar ou recuar diante do grupo, acatar ou discutir o que foi decidido pela maioria, ou seja, é na escola que se aprende democracia no dia a dia.
Além disso, a prática da educação domiciliar, se aprovada, será possível somente para as famílias com alto poder aquisitivo e condições intelectuais e acadêmicas para oferecer educação de qualidade em casa por si só ou pela contratação de professores particulares.
A escola é instituição fundamental para garantir o direito à educação, à socialização, à equidade, às oportunidades e à cidadania para todos indistintamente. Defendemos a educação pública, gratuita, laica e de qualidade, sempre.