pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Opinião – Meu mandato e a causa animal

24 de junho de 2019 - 14:00

VEREADOR RODRIGO GOULART (PSD) 

Formado e pós-graduado em animais de grande porte, avesso a matadouros e frigoríficos, considero que o caminho para o aperfeiçoamento da legislação e das políticas públicas de proteção animal é a política.

Eleito vereador pelo PSD, sou o único médico veterinário com mandato na Câmara Municipal de São Paulo. Nesse campo, minha diretriz é expandir a proteção e a defesa dos direitos dos animais, tendo em conta os anseios dos profissionais da área e as recomendações do CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo), na fiscalização e nas abordagens temáticas de diagnósticos, bem-estar e no controle da população animal em nossa Cidade.

Frutos deste intercâmbio, são de minha iniciativa:  Projeto de Resolução 18/2017,  que institui  a Frente Parlamentar de Proteção e Defesa dos Animais;  PL 0048/2017, que pretende que os pet shops mantenham e disponibilizem espaço para adoção de animais. Já o PL 0680/2017 dispõe sobre as regras que devem reger a proteção e o bem-estar dos animais; PL 0035/2019, que proíbe a venda de cães e gatos em estabelecimentos não credenciados como criadouros.

Coautor em projetos de meus pares, devo mencionar o PL 173/2017, que institui o Programa de Castração Móvel, importantíssimo para atender um grande contingente de cães e gatos. Infelizmente, vetado pelo prefeito e ainda pendente de deliberação.

Em reuniões no CRMV-SP, inclusive com professores universitários, discutimos formas de ampliar a capacidade de atendimento da demanda de atendimento e controle populacional de cães e gatos.  Me sinto,  pois, atuante e  honrado como um dos parlamentares ocupados com o bem-estar dos animais, que, sem proteção, serão um problema de saúde pública.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar