Segundo o PLOA (Projeto da Lei Orçamentária Anual) para 2025, proposto pelo Executivo por meio do PL (Projeto de Lei) 729/2024, as nove Subprefeituras da zona sul da capital terão, no próximo ano, um orçamento total previsto de R$ 429,19 milhões.
A Subprefeitura de Vila Mariana tem o maior orçamento estimado, com R$ 60,60 milhões, seguida pelas Subprefeituras de Campo Limpo (R$ 58,17 milhões) e Ipiranga (R$ 50,49 milhões). Na tabela abaixo, você pode conferir as projeções orçamentárias para cada uma das Subprefeituras da zona sul:
Subprefeitura | Valor estimado pelo PL 729/2024 |
Campo Limpo | R$ 58,17 milhões |
Capela do Socorro | R$ 42,32 milhões |
Cidade Ademar | R$ 45,19 milhões |
Ipiranga | R$ 50,49 milhões |
Jabaquara | R$ 34,39 milhões |
M’Boi Mirim | R$ 45,20 milhões |
Parelheiros | R$ 44,05 milhões |
Santo Amaro | R$ 48,76 milhões |
Vila Mariana | R$ 60,60 milhões |
Entre as ações e serviços que estão sob responsabilidade das Subprefeituras estão serviços de manutenção e conservação de áreas verdes, como praças e canteiros, manutenção e conservação de sistemas de drenagem, o que inclui bocas de lobo, ramais, galerias, córregos e piscinões, e serviços relacionados ao pavimento viário, como tapa buraco.
Projeto da Lei Orçamentária Anual 2025
Protocolado pelo Executivo na Câmara Municipal de São Paulo no fim de setembro, o PL 729/2024, que trata da LOA (Lei Orçamentária Anual), estima um orçamento total de R$ 122,7 bilhões para a cidade de São Paulo em 2025 – com todos os gastos e despesas do município para o ano que vem.
Os valores descritos ainda podem sofrer alterações durante a tramitação da proposta na Câmara. Acesse o Hotsite do Orçamento 2025 para conferir todas as informações sobre o projeto e veja como participar das discussões.
Não ao túnel Sena Madureira! Não queremos esse túnel, ele não resolve a mobilidade e tira dinheiro de assuntos mais importantes. Queremos que esse recurso seja aplicado em soluções efetivas para a mobilidade na Vila Mariana, como o Corredor de Ônibus Sena Madureira previsto no PlanMob, ciclovia da Pedro de Toledo prevista no Plano Cicloviário, programa de acessibilidade, requalificação e alargamento de calçadas, e início do programa BikeSP previsto na lei 16.547/2016.