Audiência Pública discutiu o Orçamento de 2015 para a área da saúde Foto: Luiz França / CMSP
Em 2015, o Hospital do Servidor Público Municipal deverá receber R$ 77 milhões a mais do que este ano, segundo o projeto de orçamento encaminhado pelo Executivo.
De acordo com a superintendente do hospital, Regina Athie, esse acréscimo servirá para pagar o aumento salarial dos funcionários. Eles estão há dez anos sem aumento, ressaltou. Nesta segunda-feira (20/11), ela esteve presente na primeira Audiência Pública Temática do Orçamento param 2015, que debateu a área da saúde.
Há anos o hospital enfrenta uma crise interna. Em reunião da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara, realizada em setembro, Regina afirmou que a estrutura do local é incompatível para atender todos os servidores do município, já que é a mesma desde 1957, quando foi inaugurado. Além disso, os funcionários recebem baixos salários, o que acaba não atraindo novos profissionais e, dessa forma, não há renovação no quadro.
Para o vereador Ricardo Nunes (PMDB), relator da comissão, esse aumento que será dado, apesar do valor, não é algo muito significativo. É preciso considerar a inflação nesse período de dez anos também, afirmou.
UPA
Outro problema que o Hospital do Servidor Municipal tem que lidar é com o excesso de público atendido. Além dos servidores, o hospital também atende aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), mesmo não tendo vínculo, o que onera sua estrutura.
Como uma forma de solucionar essa situação, foi pensada a construção de uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), que atenderia os munícipes. A sua localização será entre a rua Tamandaré e a José Getúlio, no centro.
Novidades para 2015
O orçamento previsto para a área de saúde em 2015 é de quase R$ 296 milhões. Entre as obras previstas para serem entregues no ano que vem estão o Hospital de Parelheiros e o Hospital Santa Marina.
A Comissão de Finanças e Orçamento também ouviu nesta segunda-feira representantes da Secretaria de Saúde e o responsável pela área de Serviço Funerário.?
– Confira o calendário de Audiências Públicas do Orçamento 2015
(20/10/2014 – 16h58)