pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Orçamento para o transporte público é discutido em Audiência Pública

Por: - DA REDAÇÃO

23 de outubro de 2017 - 20:08

Luiz França/CMSP

Orçamento para o transporte público foi tema de Audiência Pública na Câmara

A compensação tarifária dos ônibus de São Paulo dominou a Audiência Pública desta segunda-feira (23/10) para discutir a Proposta da Lei Orçamentária 2018 (PL 686/2017) – que estima as receitas e fixa as despesas da capital paulista do próximo ano – para o transporte e a mobilidade urbana.

De acordo com o Projeto em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo, a previsão é de que a Prefeitura gaste cerca de R$ 2,3 bilhões em compensação tarifária no ano que vem – cerca de R$ 600 milhões a menos do que deverá ser gasto neste ano com subsídios para o transporte.

O diretor de administração e finanças da secretaria de Mobilidade Urbana, Luiz Eduardo Ferrucci, esclareceu que a redução dos investimentos em compensação tarifária não indica que a tarifa de ônibus deverá aumentar. “Ainda não temos como prever qualquer reajuste da tarifa. Os técnicos estão estudando. Em relação à gratuidade, a nossa ideia é manter essa política”, disse.

O coordenador do Movimento de Resistência do Orçamento Participativo, Fábio Siqueira, questionou o diretor. “A compensação tarifária tem aumentado a cada ano e o serviço não melhorou”, disse.

A secretária-adjunta da Fazenda, Giulia Puttomatti, participou da Audiência Pública. “Estamos estudando a compensação tarifária e existe sim a necessidade de esses gastos serem diminuídos. A ideia é que aconteça essa redução, mas sem prejuízo ao sistema”, disse.

O relator do Orçamento, vereador Ricardo Nunes (PMDB), se mostrou preocupado com a questão dos subsídios do transporte. “A questão da tarifa é algo muito complicado. Precisamos entender como serão gastos esses recursos, ter mais detalhes que não puderam ser esclarecidos nesta Audiência Pública”, disse.

Durante a reunião, o presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), João Octaviano, detalhou quais serão as prioridades para o próximo ano. “Vamos fazer a modernização do parque semafórico, aumentar a sinalização das faixas de pedestres e ampliar a proteção aos ciclistas”, disse.

Octaviano ainda chamou a atenção para a PPP (Parceria Público-Privada) que será lançada no ano que vem para modernizar a rede semafórica da cidade. “Vamos colocar o edital no mercado para que tenhamos um projeto para dar a melhor performance para o sistema e fazer a melhor gestão do trânsito”, disse.

Os vereadores e a população criticaram a ausência do secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda. “O único secretário que veio foi o da Fazenda [Caio Megale] e isso prejudica o debate. Precisamos ter mais detalhes do que a Prefeitura vai fazer em relação à compensação tarifária que será menor do que estamos gastando neste ano. Se vão tirar recursos e não vão aumentar a tarifa, precisamos saber o que será feito”, disse o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Jair Tatto (PT).

PPA

As ações e metas do Governo previstas no Plano Plurianual 2018-2012 (PPA) foram discutidas durante a Audiência Pública.

Participe das próximas Audiências Públicas do Orçamento e do PPA:

Regional – Sul (Santo Amaro)

Data: Sábado (28/10)

Horário: 10h às 13h

Local: Teatro Paulo Eiró (Avenida Adolfo Pinheiro), 765

 

Temática – Cultura

Data: Terça-feira (31 de outubro)

Horário: 10h às 14h

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacarei,100, Bela Vista)

Debate: Secretaria Municipal de Cultura; Fundação Theatro Municipal; Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural; Fundo Especial de Promoção de Atividades Culturais; Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural e Ambiental Paulistano; Fundo Municipal de Turismo; SP Cine; SPTuris

 

Temática – Desestatização, Parcerias e Gestão

Data: Quarta-feira (1/11)

Horário: 10h às 13h

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacarei,100, Bela Vista)

Debate: Secretaria da Fazenda; Secretaria de Relações Internacionais; SP Securitização; SPDA – Companhia São Paulo de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos; SP Parcerias; PRODAM; Secretaria do Governo; Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias; Fundo Municipal de Desenvolvimento Social; Secretaria de Gestão; IPREM; Encargos Gerais do Município

Temática – Educação e Esportes

Data: Segunda-feira (6/11)

Horário: 10h às 14h

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacarei,100, Bela Vista)

Debate: Secretaria Municipal de Educação; Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia; Secretaria de Esportes e Lazer; Fundo de Esportes, Lazer e Recreação

 

Temática – Serviços, Obras e Desenvolvimento

Data: Segunda-feira (6/11)

Horário: 15h às 18h

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacarei,100, Bela Vista)

Debate: Secretaria de Serviços e Obras; Fundo Municipal de Iluminação Pública; AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana; Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais; Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento; Fundo de Desenvolvimento Urbano; Fundo Municipal de Defesa do Consumidor

 

Temática – Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho e Empreendedorismo

Data: Quinta-feira (9/11)

Horário: 10h às 14h

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacarei,100, Bela Vista)

Debate: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social; Fundo de Assistência Social; FUMCAD; Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência; Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania; Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia; Fundo Municipal do Idoso

 

Regional – Norte (Freguesia do Ó)

Data: Sábado (11/11)

Horário: 10h às 13h

Local: Prefeitura Regional de Freguesia do Ó/Brasilândia (Rua João Marcelino Branco, 95, Cachoeirinha)

 

Temática – Habitação e Cohab, Verde e Meio Ambiente

Data: Terça-feira (14/11)

Horário: 10h às 17h

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacarei,100, Bela Vista)

Debate: Secretaria da Fazenda; SP-Obras; SP Urbanismo; SEHAB; COHAB; Fundo Municipal Habitação; Fundo Saneamento, Ambiental, Infraestrutura; Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente; Fundo Especial Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Fundo Municipal de Parques

 

Temática – Geral

Data: Sexta-feira (17/11)

Horário: 10h às 14h

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacarei,100, Bela Vista)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar