O bairro de Parelheiros, no extremo sul de São Paulo, contará com um novo terminal de ônibus, que ocupará uma área de 20 mil metros quadrados na avenida Sadamo Inoue, próximo ao Rodoanel Mário Covas. Previstas para começarem neste ano, as obras custarão aos cofres públicos R$ 153.734,00.
De acordo com o diretor de operações, Almir Dias, boa parte das operações irão para o novo terminal e o antigo servirá como um ponto de apoio. “De lá, vão sair linhas troncais, vai ser interligado aos corredores norte-sul. O prazo [de conclusão das obras] a gente ainda não sabe, mas esperamos que em dois anos esteja pronto. Enquanto isso, esse terminal [antigo] vai ser utilizado.”
Moradora há 20 anos do bairro, Antonia Maria da Cunha utiliza o terminal todos os dias e acha muito distante o Rodoanel para quem reside no centro de Parelheiros. Para ela, seria melhor desativar estabelecimentos nas redondezas, como uma Escola Municipal de Educação Infantil, situada atrás do terminal. “Aqui é uma área que tem bastante escola para receber os alunos.”
A diarista Cleonice de Jesus também acredita que a construção de um novo terminal não é a melhor solução para os problemas de transporte no bairro. Segundo ela, é preciso de mais linhas de ônibus para outros lugares da cidade, como o Terminal Bandeira e o Jabaquara. Cleonice trabalha na Vila Mariana, utiliza apenas uma condução e chega a gastar mais de seis horas por dia somando os trajetos de ida e volta. “Por isso, eu não posso fazer outra coisa, como trabalhar com horário fixo, fazer um curso… Por mês, o seu rendimento é de R$ 2.500”.
O terminal que atende ao bairro foi inaugurado em 2003 e atualmente conta com sete linhas em operação. Segundo Dias, quando ele foi construído, era abastecido somente por carros-padrões, ou seja, com cerca de 14 metros de comprimento. “Hoje, os carros são todos de 23 metros, articulados, e não cabem mais no local. Fora isso, a população de Parelheiros cresceu muito nos últimos anos”.