KÁTIA KAZEDANI
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação, o déficit no Ensino Infantil que atende crianças de zero a cinco anos – é de mais de 140 mil vagas. Entre os planos da prefeitura para suprir essa demanda está a construção de 243 creches em diferentes regiões da capital paulista. O PME também propõe ações para universalizar o atendimento para crianças nessa faixa etária.
Para o secretário municipal de Educação, Antonio Cesar Russi Callegari, as audiências públicas que serão realizadas a partir deste sábado (16/8) serão fundamentais para ajudar a resolver os problemas na educação. O nosso grande desafio é garantir qualidade para os alunos, e esses debates serão fundamentais para aproveitar as sugestões sobre a fixação de parâmetros de qualidade na educação básica, afirmou.
Entre as estratégias previstas no projeto para oferecer essas vagas estão a ampliação da oferta de educação na rede direta, indireta e conveniada, além do aumento do número de classes nas escolas que tenham espaço físico, e estimular a articulação das escolas com os diferentes espaços educativos e equipamentos públicos, como centros comunitários, bibliotecas, parques,museus, teatros e cinemas. A construção de novas unidades de educação infantil também está prevista no PME.
A gerente de projetos do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Regina Estima, considerou necessárias as metas previstas para educação infantil. É um avanço enorme, mas deverá exigir parceria público-privada para que a oferta da vagas acompanhe o crescimento da cidade, sinalizou.
(15/08/2014 – 12h55)