A Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Toninho Paiva (PR), realizou sessão solene para comemorar o Dia Municipal dos Ostomizados nesta terça-feira (31/03), no Auditório Prestes Maia.
Ostomia é uma abertura produzida cirurgicamente no abdome para desviar o trânsito intestinal ou urinário, necessária para tratar, eliminar ou corrigir problemas de saúde graves como tumores, má formação congênita ou ferimentos provocados por acidentes.
Na ocasião, foram homenageadas instituições e personalidades que incentivam e colaboram com a Associação dos Ostomizados do Município de São Paulo e Região (AOMSP), tais como:
-TGA Consultoria de Benefícios e Seguros Ltda.
-Mariza Doces Ltda.
-Havaii Surf Point
-Rallicam Confecções Ltda.
-Pablo Gonzalez Blasco (professor da Fundação ABC e médico de família)
-Ana Maria Teixeira Braga (diretora do ARE – Regional Sul)
-Eliana Flosi (da Psicologia do ARE – Regional Sul)
-Ricardo Tardellli (da coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo)
-Rita de Cássia F. Bandeira (enfermeira estomaterapeuta do Hospital do Câncer)
Além disso, a nova diretoria da AOMSP, encabeçada pela presidente eleita Maria Aparecida Reis, “Meire”, conselheira titular do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE), tomou posse durante a solenidade.
Meire falou à nossa reportagem dos desafios que seu mandato terá pela frente: “A minha plataforma está voltada para fazer a união e a integração cada vez maior dos ostomizados para que eles possam ter uma qualidade de vida melhor e mais plena. Eu já estou fazendo contatos com todas as associações que estão na nossa região de Grande São Paulo e eles estão também com essa mesma ideia de nos unirmos cada vez mais. Aqui é onde está o maior número de ostomizados, por volta de quase 50 mil. Isso por si só justifica uma união. Parte deles estão na rede pública assistida. Mas e as outras pessoas onde estão?”
O proponente da sessão solene, vereador Toninho Paiva, que é autor de um projeto que concede passe livre de ônibus aos ostomizados, salientou a importância do Dia dos Ostomizados, enquadrados pelo Decreto Lei 5296/2004 como deficientes físicos. “A importância que a gente vê neste evento é que realmente era um segmento que estava passando despercebido e a sociedade não conhecia o que é que é ostomizado, que volta a ter uma vida normal depois de sofrer cirurgias. Além de resgatar a sua cidadania junto à sociedade, nós vamos fazer alguns eventos”, destaca Paiva.
O deputado estadual Fernando Capez (PSDB), presente à solenidade, opinou sobre a luta dos ostomizados: “Nós precisamos de diagnósticos mais precoces que possam identificar o problema mais cedo e, com isso, evitar todos os transtornos que decorrem do diagnóstico tardio. Nós precisamos também melhorar a vida das pessoas que hoje já têm a condição de ostomizados, criando as condições como o passe livre porque muitas vezes ele é obrigado a descer durante o trajeto de um ônibus quatro, cinco vezes, e têm que voltar e ficar na fila de novo, pagar o bilhete. Não há lógica nisso.”
Compuseram à mesa da solenidade o vereador Paiva, o deputado Capez, o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário; Maria Aparecida Reis, nova presidente da AOMSP; Francisco Israel Pereira, ex-presidente da AOMSP; Amélia Yocico Arakaki, presidente da Associação dos Ostomizados do Estado de São Paulo; Simone Gravallo, diretora técnica do Serviço Estadual de Saúde, representando o coordenador estadual de Saúde, Ricardo Tardelli; e Julio José Máximo de Carvalho, coordenador do Núcleo de Programas Estratégicos (NUPES), da Secretaria Municipal de Saúde.
|