O Outubro Rosa, ação mundial em prol da prevenção do câncer de mama, foi lembrado na tarde desta segunda-feira (19/10) em evento promovido pelo vereador Ari Friedenbach (PROS). Palestrantes apresentaram algumas dicas e cuidados de prevenção que se deve ter em relação à doença, que é muito presente no Brasil.
O nome “Outubro Rosa” remete à cor do laço, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Para Ana Maria Rosa, integrante do grupo de apoio às vítimas da doença Amor Rosa, o Brasil, como todos os países, enfrenta um grande problema. “As mulheres estão procurando os serviços de saúde muito tardiamente e isso pode agravar o estado da doença. Aconselhamos que elas façam acompanhamento regularmente com o médico e evite qualquer tipo de complicação.”
Proponente do evento, Ari Friedenbach, disse que realizar uma ação como essa é de extrema importância. “É um câncer que tem um índice gigantesco de mortes é também o que tem o maior índice de cura, se detectado a tempo. Uma coisa que vejo e que precisa de mudança é a idade em que se devem começar os exames preventivos. Hoje é aos 40 anos, mas acho que tem que ser mais cedo”, disse.