Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Outubro Rosa é lembrado na Câmara

Por: KAMILA MARINHO - DA REDAÇÃO

21 de outubro de 2019 - 15:55

Categorias

Pacientes, médicos, agentes de saúde, voluntários e associações foram homenageados em solenidade realizada na noite da última segunda-feira (21/10), na Câmara Municipal de São Paulo. As homenagens foram de iniciativa do presidente da Câmara, vereador Eduardo Tuma (PSDB). Elas fazem parte da campanha Outubro Rosa, criada para conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Foram homenageados médicos, agentes de saúde, voluntários, organizações filantrópicas. Além disso, a homenagem foi à pacientes como Débora Pieretti, fundadora do Instituto Amor em Mechas, que, depois de ter vencido um câncer de mama, criou o instituto que doa perucas à pacientes oncológicas. “Eu estar aqui, com saúde, é uma vitória. A cada evento, a cada homenagem, eu me sinto muito mais vitoriosa por conta disso. Por estar com saúde. Saúde é tudo. Porque sem saúde você não empreende, sem saúde você não é voluntária. Sem saúde, você não trabalha, não faz nada”, disse Débora.

O movimento Outubro Rosa foi criado em 1990 com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a prevenção da doença, tanto para homens quanto para mulheres.

Para o rádio-oncologista Paulo Lázaro de Moraes falar sobre a doença é importante. “É uma doença hoje curável, que precisa ser falada, citada em rodas de amigos, se está se prevenindo ou não. Também comentar essa questão do homem. Além da questão da necessidade de prover a família, de se preocupar com a família, eles precisam se preocupar consigo mesmo”, disse Paulo Lázaro.

Dirce Braz da Associação Brasileira Pesquisa em Educação em Ciências falou da relevância da homenagem. “Um evento desse porte é muito importante. Não só para a ABRAPEC, mas para todas as associações, instituições que lidam com pessoas que estão em tratamento de um câncer,” disse Dirce.

Outubro Rosa e o combate ao câncer de mama

O presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Tuma, lembrou a criação da Frente Parlamentar de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama. “Eu sou criador da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer de Mama, que celebra o Outubro Rosa faz seis anos. Em reconhecimento a essas entidades, a essas mulheres que trabalham incansavelmente. Em primeiro lugar, para prevenir essa apatia, essa doença. E também àquelas que ajudam a remediar não só o corpo físico, mas a alma, o sentimento daquelas que são, infelizmente, acometidas por essa doença. Estou aqui para mais que homenagear, reconhecer esse trabalho,” disse Tuma.

Assista à matéria da TV CÂMARA SP:

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar