pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Um comentário

Luciana Mauzer

Encontro mais que especial, foi desde o início até o final de muito aprendizado com cada fala. Parabenizo o sr. Vereador André Santos juntamente com sua esposa Sra. Jane Esteves pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo na Cidade de São Paulo.

Contribuições encerradas.

Outubro Rosa: Encontro sobre a Saúde da Mulher debate a prevenção do câncer de mama

Por: KAMILA MARINHO
DA REDAÇÃO

2 de outubro de 2023 - 20:37
André Bueno | REDE CÂMARA SP

No dia de abertura das atividades da Câmara Municipal de São Paulo no mês de combate ao câncer de mama, o vereador André Santos (REPUBLICANOS) promoveu na noite desta segunda-feira (2/10) o Encontro Outubro Rosa – Saúde da Mulher.

O parlamentar destacou a importância dos cuidados e da atenção às alterações da Saúde. “Essa questão é muito séria. A pessoa não faz a prevenção, e, quando vê, já está em um estágio muito grave. Para reverter alguns casos, é muito difícil”, comentou o vereador.

O evento foi presidido pela idealizadora do debate e esposa do parlamentar, Jane Esteves, e contou com a participação de diversos especialistas na área da Saúde da Mulher. “Nós estamos trazendo uma proposta às mulheres para se cuidarem em todos os aspectos, não só o câncer de mama, vamos focar em cuidados que devem ser tomados desde a adolescência até a menopausa”, explicou Jane.

O Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre o câncer de mama e sobre a importância do diagnóstico precoce. No Brasil, este é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) aponta que, para 2023, são mais de 73 mil novos casos.

Para a ginecologista Julia Barbi além do autocuidado, é fundamental que as mulheres façam os exames periódicos. O melhor caminho, segundo a médica, é a prevenção. “O autoexame é importante para a mulher conhecer o próprio corpo, mas não é suficiente para se fechar um diagnóstico. O rastreamento recomendado é com a realização de mamografia anualmente para mulheres com mais de 40 anos”, atentou a ginecologista.

“A ideia primordial aqui é a prevenção. É importante focarmos sobre o que nossas unidades básicas de saúde oferecem na capital, às nossas mulheres”, disse a enfermeira Rosélia Mazzo, representante da Coordenadoria de Saúde da região central de São Paulo.

Confira a íntegra do encontro no vídeo abaixo. Para conferir o álbum de fotos no Flickr da CMSP, clique aqui:

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar