De forma presencial e por videoconferência, vereadores da Câmara Municipal de São Paulo tiveram a oportunidade de se posicionar na Sessão Plenária desta quarta-feira (6/10) sobre temas de livre escolha. A campanha de prevenção ao câncer de mama, a mobilidade urbana e os 33 anos da Constituição Federal foram alguns destaques de hoje.
Outubro Rosa
A campanha para conscientizar as mulheres sobre a importância de realizar exames de prevenção e de diagnóstico precoce do câncer de mama foi um dos assuntos tratados no Plenário.
O vereador Eli Corrêa (DEM) contextualizou a história do Outubro Rosa, criado no início da década de 1990, e chamou a atenção para a relevância da data. “O objetivo do Outubro Rosa 2021 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para a prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença”.
A vereadora Ely Teruel (PODE) reforçou a necessidade de as mulheres realizarem exames preventivos. “Eu, como mulher, me sinto no dever de estar aqui hoje para incentivar todas as mulheres para que façam o exame de prevenção contra o câncer de mama”.
Quem também falou sobre o tema foi a vereadora Rute Costa (PSDB), que presidiu os trabalhos da sessão desta quarta-feira. “A cada 100 mulheres, 61 mulheres têm câncer de mama no Brasil. É um número assustador e por isso as mulheres precisam fazer os exames preventivos”.
Mobilidade urbana
A mobilidade urbana na cidade de São Paulo foi outro assunto tratado na Sessão Plenária. O vereador João Jorge (PSDB) disse que tem defendido a construção do BRT (Bus Rapid Transit) Radial Leste, região que demanda um sistema rápido de transporte. De acordo com o parlamentar, quatro milhões de pessoas vivem na Zona Leste da capital.
“A gente tem um compromisso e uma luta antiga para a instalação do BRT Radial Leste, que sairá do Terminal Pedro II, vai até Itaquera, e depois se estende até Guaianazes”, explicou João Jorge.
João Jorge destacou que tem dialogado com a Prefeitura e com o governo estadual em busca de recursos para que o projeto seja implementado. Segundo o vereador, o valor da obra do BRT gira em torno de R$ 1 bilhão. “Fica aqui o meu apelo para que o governador João Doria e o vice-governador Rodrigo Garcia liberem esse recurso, porque o prefeito Ricardo Nunes está disposto a entrar com uma contrapartida de 50%”.
Constituição Federal
A Constituição Federal, também conhecida como Constituição Cidadã, completou 33 anos na última terça-feira (5/10). Promulgada em 5 de outubro de 1988, marcando o fim da Ditadura Militar no país, ela é a lei suprema que rege o Brasil.
O vereador Eduardo Suplicy (PT) lembrou da data e mencionou alguns objetivos fundamentais previstos na Constituição. “Primeiro, construir uma sociedade livre, justa e solidária. Segundo, garantir o desenvolvimento nacional. Terceiro, erradicar a pobreza, a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais. Quarto, promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.
A vice-presidente da Câmara, vereadora Rute Costa (PSDB), também fez considerações sobre os 33 anos da Constituição Federal. “Foi fruto de um trabalho de 20 meses, 72 senadores e 487 deputados federais”.
Em outro ponto do discurso, Rute Costa recordou de momentos vividos à época que antecedeu a promulgação da Constituição Federal. “Só quem passou por isso, pelo Regime Militar, sabe a importância desse grande livro”.
Próxima sessão
A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quinta-feira (7/10), após a Sessão Solene em homenagem ao ator Sérgio Mamberti, que terá início às 15h.
A Câmara Municipal de São Paulo transmite a Sessão Solene e a Sessão Plenária de amanhã, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
Veja e reveja a Sessão Plenária desta quarta-feira aqui.