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O primeiro ano de atividades da Ouvidoria da Câmara Municipal foi comemorado nesta segunda-feira com ouvidores de outros órgãos e representantes de instituições de defesa do consumidor. Após 12 meses de trabalho, a Ouvidoria do Parlamento realizou mais de oito mil atendimentos.
Dos meios disponibilizados para fazer sugestões ou reclamações, o eletrônico foi o mais requisitado. Além disso, a Ouvidoria da Câmara registrou um pico de atendimento nos meses de maio e junho mais de 2 mil demandas no período , por conta de uma campanha para divulgar a existência do órgão e da tramitação do projeto de lei que concede incentivos fiscais para a construção do estádio do Corinthians.
Satisfeita com os resultados, a ouvidora Maria Inês Fornazaro afirmou que existem novas metas para 2012. O primeiro ano é sempre de consolidação e divulgação de que a população tem um canal para fazer suas reclamações e sugestões. A partir de agora, vamos traçar um perfil do público que procura a Ouvidoria para definirmos novas estratégias para atender ainda melhor as pessoas, destacou.
Para Roberto Meier, presidente da Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abrarec), a criação da Ouvidoria da Câmara foi um grande passo para aumentar a transparência do poder público. O órgão está aí para resolver problemas, e quanto mais o trabalho acontecer de forma convergente, melhor para o cidadão, para a sociedade. São Paulo deve servir de exemplo para outros municípios, afirmou.
A ouvidora do Procon Hilma Araújo dos Santos ressaltou a importância desse tipo de trabalho para o exercício de cidadania. É um canal para as pessoas dizerem o que sentem, o que precisam e o que deve ser melhorado, disse.
Também presente no evento, Edson Vismona, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), explicou que ainda nos dias de hoje é uma ousadia dar voz aos cidadãos, e a ouvidoria tem o papel de fortalecer o elo entre as instituições e a população.
PROJETO
Na comemoração do primeiro ano da Ouvidoria da Câmara, a Abrarec lançou o projeto A Era do Diálogo – Vamos juntos resgatar a confiança de todos os agentes protagonistas das relações de consumo no Brasil.
Segundo explicou Meier, empresas e instituições trabalharão para evoluir na harmonização da relação com os clientes. O ano será de muitas reuniões para buscarmos uma convergência das empresas com os consumidores, explicou Meier.
(19/3/2012 – 16h56)