A capital paulista conta com dois importantes canais de atendimento ao cidadão que, embora distintos, são frequentemente confundidos. São eles: a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo e o 156, canal de contato oficial da Prefeitura de São Paulo. Para que os moradores que solicitam esses serviços tenham atendimento eficaz é importante entender a diferença entre ambos.
O que é o 156 e como utilizá-lo
O 156 é uma ferramenta da Prefeitura de São Paulo utilizada como o principal canal de atendimento ao cidadão. É a porta de entrada para a solicitação de serviços e reclamações. Através do Portal 156 é possível realizar pedidos para cerca de 300 serviços, que vão desde tapa buraco, podas, remoção de grandes objetos em via pública, informações sobre programas sociais, saúde e educação; e agendamento para serviços municipais. Para acessar é muito simples, é só entrar na página oficial do 156 e clicar na aba Serviços.
Ainda dentro do Portal, é possível localizar o contato de outros canais de atendimento como: Samu, Polícia Militar, Atendimento à Mulher, Ouvidoria do 156 entre outros. Além do Portal, o 156 pode ser acessado também:
- Pelo telefone 156 (atendimento 24 horas);
- De forma presencial, nas praças de atendimento das Subprefeituras;
- Pelo aplicativo SP156.
Como funciona a Ouvidoria da Câmara Municipal de SP
A Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo é uma ferramenta de uso exclusivo para que a população possa se manifestar sobre o funcionamento do Poder Legislativo municipal, e tem como missão o compartilhamento de informações colaborando para a transparência das ações, formação de cultura de respeito aos direitos humanos, promoção da cidadania e democracia. Através da Ouvidoria os munícipes podem:
– Apresentar elogios, sugestões, reclamações e denúncias relacionadas a conduta dos parlamentares e servidores.
– Solicitar informações sobre Projetos de Lei, Audiências Públicas e outras atividades legislativas.
As solicitações podem ser feitas de forma presencial, pelo telefone 0800-3-226272, via WhatsApp (11) 3396-4000 ou pela internet. O sigilo é garantido e o prazo máximo de resposta é de até 10 dias.
Quando acionar cada canal
Se a sua reclamação ou sugestão envolve problemas estruturais da cidade ou serviços municipais, o canal correto é o 156. Mas se sua demanda está relacionada ao trabalho do Legislativo municipal ou a conduta de vereadores e servidores, o caminho adequado é a Ouvidoria da Câmara.
Saber diferenciar os dois canais de atendimento contribui para que as demandas da população sejam tratadas de forma ágil e eficiente, melhorando a qualidade dos serviços públicos em São Paulo.