A Ouvidoria do Parlamento representou a Câmara Municipal de São Paulo na Jornada da Cidadania, evento realizado pela Associação Mutirão do Pobre no último sábado (20/6), no Jardim Filhos da terra, extremo Norte da capital.
A Associação Mutirão do Pobre é uma entidade filantrópica que atua há 53 na região do Jaçanã/Tremembé, atendendo cerca de 500 crianças e suas famílias, e mantém dois centros para crianças e adolescentes, um centro de juventude e uma creche.
O objetivo da ação foi oferecer serviços de defesa da cidadania, acesso a direitos sociais e saúde à população que vive em regiões de alta vulnerabilidade e, portanto, com acesso restrito a esses direitos do cidadão. A ação contou com serviços de documentação, como RG, CTPS, Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, orientação jurídica, social e previdenciária além de um balcão de empregos.
Na área da saúde, o Mutirão ofereceu orientações e serviços de saúde como exame de visão, teste de glicemia, pressão arterial, medição de peso e altura, massagem corporal, saúde bucal e teste de DST. No Polo de Beleza foram feitas atividades ligadas à estética como corte de cabelo, manicure, limpeza de pele e estética afro.
Ao longo do dia foram feitas apresentações culturais de música, artesanato, dança, oficinas e brincadeiras para crianças.