A Ouvidoria da Câmara Municipal, um dos canais de comunicação do Legislativo paulistano, divulgou nesta terça-feira (4/5) seu relatório de atendimentos do mês de abril. O documento mostrou que, do dia 1º a 30/4, foram registradas 151 manifestações. A divulgação cumpre o estabelecido pela LAI (Lei de Acesso à Informação).
Canais de atendimento
No mês de abril, a forma de contato mais escolhida pelos munícipes foi por e-mail, somando 94 manifestações. Em seguida, as manifestações via WhatsApp foram realizadas 47 vezes. Outras nove pessoas optaram pelo Portal do Cidadão e apenas uma procurou a Ouvidoria pessoalmente.
Gênero e regiões
Ainda segundo o relatório, 44% das pessoas atendidas identificaram-se como homens. 21% eram mulheres, 27% não informaram, podendo ser anônimos ou instituições, e 8% declararam-se como “outros”.
Em relação ao local de onde surgiram os contatos, a maior parte das manifestações (105) optaram por não informar e 15 contatos foram realizados de outras cidades do Estado de São Paulo. Na capital, foram 12 da Zona Sul, 11 da Zona Leste, 4 da Zona Oeste, 3 da Zona Norte e 2 do Centro.
Demandas
Em relação aos tipos de demandas, livre manifestações somaram 56 contatos, solicitações de informação 51, e solicitações de previdência, 29. Houve também quatro denúncias, três sugestões, três reclamações, dois relatos pessoais e uma crítica.
65 contatos tratavam de secretarias municipais. Assuntos privados foram o objetivo de 41 manifestações. Na sequência, 37 atendimentos estavam relacionados à Câmara e um a Projetos de Lei.
Em abril, a Ouvidoria solucionou 88% dos atendimentos gerados no mês, tendo apenas 8% das manifestações que ainda estão em andamento e 4% encontram-se pendentes de triagem.
LAI (Lei de Acesso à Informação)
Também disponível no Portal da Câmara, a página da Lei de Acesso à Informação registrou no último mês apenas uma manifestação por meio do Portal do Cidadão partindo de uma mulher que solicitou informações sobre os gastos de gabinetes de vereadores com serviços de Correios.
Leia o relatório completo da Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo clicando aqui. O documento da LAI está disponível neste link.