A Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (2/6) seu relatório mensal de tratativas de demandas. O documento mostrou que, do dia 1º a 31/5, foram registradas 158 manifestações. Destas, o e-mail foi o meio de contato principal, com 82 manifestações. Na sequência, vem WhatsApp, com 61 mensagens, o Portal do Cidadão com 14, e telefone, com uma manifestação.
Gênero e regiões
A Ouvidoria identificou também que, das pessoas atendidas, 47% eram homens, 17% mulheres e 34% não informaram, podendo tratar-se de anônimos ou instituições.
Estes são, predominantemente, de cidades do Estado de São Paulo (22%) ou optaram por não informar a sua região (61%). Dentro da capital, 8% eram moradores da Zona Sul, 3% da Zona Oeste, 1% da Zona Central, 1% da Zona Leste e menos de 1% da Zona Norte, com apenas dois atendimentos.
Demandas
A maior parte das demandas recebidas foram livre manifestações (67) e solicitações de informações (51). Também foram registradas 25 solicitações de providência, seis sugestões, quatro reclamações, duas denúncias, uma crítica e um elogio.
Pensando nos assuntos tratados, 49 eram sobre a Câmara, 46 sobre assuntos privados, 52 manifestações sobre secretarias municipais que são de responsabilidade da Prefeitura, 5 sobre Projetos de Lei, 4 sobre assuntos estaduais e 2 sobre assuntos federais.
Lei de Acesso à Informação
Em cumprimento à Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, LAI (Lei de Acesso à Informação), a Ouvidoria divulgou também os números do Relatório LAI.
No mês de maio, foram registradas dois contatos de mulheres, que escolheram o Portal do Cidadão para solicitar informações sobre o PDE (Plano Diretor Executivo) de 2014.
Leia o relatório completo da Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo clicando aqui. Já o documento da LAI está disponível neste link