A Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo, um dos canais de comunicação do Legislativo paulistano, registrou o recebimento de 231 manifestações no mês de janeiro. O dado consta no relatório mensal divulgado pela Ouvidoria e refere-se ao período entre os dias 1º e 31 do mês.
Canais de atendimento
A principal forma de contato foi por e-mail, com 123 manifestações. Na sequência, aparecem os contatos realizados por Whatsapp (43), presencialmente (34), envios pelo Portal do Cidadão (20) e por telefone (11).
Gênero
Do total dos atendimentos, as estatísticas também mostram que 46% eram homens, 26% mulheres e 26% não informaram (podendo ser anônimos ou instituições).
Regiões
A maior parte das demandas que chegaram à Ouvidoria não tinha identificação da região de origem na cidade, um total de 130 manifestações. Na sequência, 25 solicitações vieram da Zona Central, 21 da Zona Sul, 19 da Zona Leste, 8 da Zona Oeste, 7 da Zona Norte, 20 de outras cidades do Estado, e 1 não informou.
Demandas
Entre as 231 manifestações, 84 delas foram solicitações de informações e outras 79 eram solicitações de providência. Livres manifestações somaram 49 e reclamações foram 7. Chegaram ainda 2 denúncias, 2 sugestões, 2 críticas, 2 elogios e 1 relato pessoal.
Objetivo das manifestações
A maior parte dos atendimentos é relacionada à Câmara Municipal, somando 83, e em seguida, Assuntos Privados, com 33.
LAI (Lei de Acesso à Informação)
O Portal da Câmara também disponibiliza aos munícipes uma página com a Lei de Acesso à Informação.
Em janeiro, os canais da LAI registraram duas manifestações por meio do Portal do Cidadão. Um contato foi feito por homem e um por mulher. Com relação às solicitações, uma refere-se a emendas parlamentares e outra sobre dados abertos.
Objetivo das solicitações via LAI
O documento da Lei de Acesso à Informação de janeiro registrou uma solicitação de informação referente a emendas parlamentares e uma solicitação de informação sobre dados abertos.
A LAI traz links para acessar o Ato de implementação do Programa de Dados Abertos do Parlamento, uma cartilha de “acesso à informação pública”, a íntegra da Lei de Acesso à Informação e os relatórios anuais de manifestações.
Clique aqui para ter acesso ao relatório completo da Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo. Já o documento da LAI está disponível neste link.
E foi resolvida algumas delas..
.