No mês de agosto, 254 manifestações foram registradas pela Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo, contra 200 manifestações no mês de julho, de acordo com o relatório mensal.
Quanto ao canal de atendimento, o contato via e-mail foi o mais utilizado, com 52% das manifestações, seguido pelo WhatsApp (29%), presencial (7%), Portal do Cidadão (6%), telefone (5%) e carta (1%).
49% dos munícipes que procuraram a Ouvidoria declararam ser do gênero masculino, seguidos de 35% do gênero feminino. 16% não informaram, podendo também ser anônimos ou instituições.
O relatório indica que a área de onde mais predominam manifestações (209) é de regiões não informadas (82%), seguida por outras cidades do Estado de São Paulo (5%). Na capital, 3% foram nas zonas central e oeste, 2% nas zonas leste, sul e norte, e 1% em outros Estados, com apenas 2 registros.
A maioria das demandas da Ouvidoria foram livres manifestações (42%), enquanto 36% solicitaram informações, 10% solicitaram providência, 4% de reclamações, 3% em denúncias, 2% foram sugestões e relatos pessoais, e 1% de críticas.
A maior parte dos atendimentos (106) estão relacionados a assuntos privados, seguidos de 70 relacionados à Câmara Municipal e 60 ligados às secretarias municipais, sendo 21 destes ligados à pasta da saúde. Os demais atendimentos referem-se a Projetos de Lei (8), assuntos federais (6) e outras prefeituras (4). Em agosto, 100% das manifestações foram ou serão solucionadas nas instâncias da Câmara.
Confira aqui a íntegra do relatório com gráficos e outras informações.
Lei de Acesso à Informação
A Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo também é responsável por divulgar o relatório referente à LAI (Lei de Acesso à Informação), que traz dados sobre as tratativas das demandas recepcionadas no Sistema de Informação ao Cidadão e no Sistema de Atendimento da própria Ouvidoria Parlamentar.
O prazo estabelecido pela LAI para atendimento das demandas é de 20 dias, com mais 10 prorrogáveis. Todos os meses, a Ouvidoria trabalha em conjunto com os outros setores da Casa para cumprir este prazo, e desta forma, as demandas pendentes de meses anteriores estão em análise nos setores competentes.
Em agosto, não houve solicitações com base na LAI. Para acessar o relatório de atendimentos da LAI (Lei de Acesso à Informação) de agosto, basta clicar neste link.