Em janeiro de 2017, a Ouvidoria da Câmara Municipal recebeu 662 manifestações dos paulistanos, das quais 74% foram via atendimento presencial.
A maior parte das demandas, que contabilizam 446, foi relativa a assuntos internos da Casa, sendo 36% solicitações de providência, ou seja, impressões de listas, retirada de exemplares, pautas de reuniões, agendas de eventos e pedidos de doações. Já as externas, com assuntos pertinentes à Prefeitura, os munícipes apresentam reclamações sobre buracos, obras inacabadas e enchentes.
No âmbito legislativo, projetos de lei é o terceiro assunto mais recorrente na Ouvidoria – foram 66 manifestações. Um total de 55 munícipes criticou o Projeto de Resolução 12/2016, que institui o reajuste de 26,3% dos salários dos vereadores de São Paulo.
A Ouvidoria solucionou 98% das solicitações da sociedade e as restantes seguem em andamento.
Lei de Acesso à Informação
Os paulistanos também realizaram solicitações via Lei de Acesso à Informação (LAI). Dentre as 13 registradas pela Ouvidoria, os assuntos mais procurados são de origem administrativa, como salários (23%) de parlamentares, informações de funcionários (15%) e gastos da Casa (15%).
No âmbito legislativo, as manifestações se pautaram em pareceres de vereador, informações sobre comissões (8%), leis e projetos de lei em tramitação (23%).
A maioria das demandas foram protocoladas por meio do site do Portal da Câmara, sendo que 38% foram solucionadas e 62% seguem em andamento.
Confira aqui boletim mensal de janeiro e o relatório de demandas via LAI.