No período entre os dias 1 a 31 de dezembro de 2020, a Ouvidoria da CMSP, um dos canais de comunicação do Legislativo paulistano, registrou 236 manifestações. A informação consta no relatório mensal divulgado pelo canal, cujo sistema registra, administra e responde questões dos munícipes.
Canais de atendimento
A principal forma de contato utilizada pelos munícipes foi o Whatsapp, com 124 manifestações. Em seguida, aparecem os contatos realizados por e-mail (59), presencialmente (22), envios pelo Portal do Cidadão (16) e por telefone (15).
Gênero
Do total dos atendimentos, as estatísticas também mostram que 27% eram homens, 17% mulheres e 56% não informaram (podem ser anônimos ou instituições).
Regiões
A maior parte das demandas que chegaram à Ouvidoria da CMSP não tinha identificação da região de origem na cidade, um total de 172 manifestações. Na sequência, 32 solicitações vieram da Zona Leste e da Zona Central (16 cada), 9 da Zona Oeste, 7 da Zona Sul, 4 de outras cidades do Estado, 1 de outro Estado, e 1 de outro país.
Demandas
Entre as 236 manifestações, constam 84 livres manifestações, 57 solicitações de informações, 53 solicitações de providência, 31 reclamações, 5 sugestões, 3 denúncias, 2 relatos pessoais e 1 crítica.
Objetivo das manifestações
A maior parte dos atendimentos é relacionada à Câmara Municipal, somando 129, e em seguida, Assuntos Privados, com 18. Destaca-se ainda que a sigla PMSP é utilizada para retratar as secretarias municipais que são de responsabilidade da Prefeitura.
Clique aqui para ter acesso ao relatório completo da Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.