A Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo realizou 8.383 atendimentos em seu primeiro ano de funcionamento, completado no dia 1º de março. O e-mail foi o meio de comunicação mais utilizado pelos cidadãos, com 3.956 registros, seguido dos telefonemas (2.322) e do atendimento pessoal (2.075).
A maioria das demandas recebidas pela Ouvidoria esteve relacionada aos projetos de lei (PLs), com 3.637 registros. O mais comentado foi o PL 288/2011, que dispunha sobre a concessão de incentivos fiscais para a construção do estádio do Corinthians, na Zona Leste.
Sugestões de projetos, informações sobre comissões e audiências públicas, pauta das sessões, leis aprovadas e agenda de eventos da Câmara também estiveram entre os assuntos mais encaminhados à Ouvidoria.
Sobre os tipos de manifestação, pedidos de informações foram a principal demanda da população, com 3.425 ocorrências, seguidos de críticas (2.908), elogios (329), reclamações (1.314) e sugestões (407).
Do total de manifestações dos cidadãos, 66% foram relativas aos trabalhos da Câmara Municipal. Já os pedidos sobre assuntos externos referiram-se principalmente às atividades da Prefeitura Municipal, em especial à assistência social e aos serviços de zeladoria.
Por fim, do total de 8.383 demandas recebidas pela Ouvidoria, 6.321 tiveram respostas conclusivas. Outras 1.769 foram encaminhadas a outros órgãos, 192 foram encerradas, 64 foram improcedentes, 8 estão em andamento e 29 foram solucionadas parcialmente.
Veja os meios de contato da Ouvidoria da Câmara Municipal:
Telefone (das 8h às 19h): 0800-322-6272
Internet: ouvidoria@saopaulo.sp.leg.br ou pelo site www.saopaulo.sp.leg.br
Pessoalmente (das 9h às 19h): Sala da Ouvidoria (Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista)
Carta: Ouvidoria do Parlamento. Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista, São Paulo/SP. CEP: 01319-900
Saiba mais sobre a Ouvidoria da Câmara:
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(21/3/2012 – 11h58)