O Projeto de Lei (PL 226/2014), que dispõe sobre a realização de partidas de futebol de várzea no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembú, foi um dos que recebeu parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara, na reunião desta quarta-feira (24/6).
De autoria do vereador Nelo Rodolfo (PMDB), o PL destina os domingos como dia oficial da realização dos jogos, com administração dos clubes de várzea e que a cobrança dos ingressos seja apenas para cobrir despesas extras da realização das partidas ou até mesmo com entrada gratuita.
O relator do projeto, vereador Claudinho de Souza (PSDB), acredita que este é um projeto que incentiva a cultura do esporte na cidade. “Fica nosso incentivo, que nós tenhamos esperança de um dia times bem qualificados na várzea tenham essa oportunidade. Chamar a atenção do governo para a importância que tem o futebol de várzea na cidade. Vale como um alerta, chamar a atenção de que o futebol de várzea em São Paulo é uma das principais atividades no final de semana, realmente na periferia a diversão dos jovens é nos campos de futebol”, disse.
Para o vereador Marquito (PTB), único voto contrário ao PL, a iniciativa pode prejudicar o funcionamento do estádio. “O Pacaembu é um nome, uma tradição. Pode ser que qualquer pessoa possa jogar lá dentro e não respeitar como um jogador profissional. Acho que com a tradição do Pacaembú tem que ser sempre jogos oficiais”, afirmou.