A Mesa Diretora da Câmara Municipal concedeu entrevista coletiva na tarde deste domingo para prestar esclarecimentos sobre reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo que cita o painel eletrônico de registro de presença e de votação durante as sessões plenárias da Casa.
O presidente da Câmara, vereador José Police Neto (PSD), garantiu que não houve qualquer fraude no sistema. “Não teve burla do painel. Não teve e não terá. Isso eu posso afirmar”, declarou.
Police Neto destacou que todas as sessões plenárias são gravadas pelo sistema de segurança da Câmara e disponibilizadas à sociedade através do link “Galerias de vídeos” do Portal da Casa iniciativa que faz parte das ações implantadas para garantir transparência ao Legislativo.
Segundo ele, a primeira atitude da Mesa Diretora após a publicação da reportagem foi checar a gravação das sessões, e essa apuração preliminar apontou que todos os vereadores que registraram presença na votação nominal mencionada pelo jornal estavam de fato presentes no plenário.
Sobre os funcionários que operam o painel eletrônico, Police Neto esclareceu que eles podem registrar a presença de um parlamentar desde que sejam autorizados pelo próprio parlamentar, que deve estar presente na Casa. “Vamos sempre manter o operador durante as sessões plenárias para o caso de o registro de presenças não funcionar. Mas podemos desenvolver um sistema que não deixe qualquer dúvida à sociedade sobre a função prestada por esse operador”, declarou.
O vereador disse que a apuração acerca das informações publicadas vai continuar, e que “é correto e necessário que todo o processo legislativo seja fiscalizado pela sociedade e pela imprensa”. “Se tivermos que ampliar o controle, ampliaremos”, garantiu, acrescentando que “ninguém tem interesse de enganar o processo, senão as imagens não seriam disponibilizadas”. “A transparência passou a ser um instrumento de segurança”, continuou Police Neto.
O presidente disse ainda a Mesa Diretora estudará atualizações no sistema de forma a garantir a lisura das ações do Legislativo. Uma das mudanças a serem analisadas será o registro dos vereadores apenas por biometria (impressão digital), sem a utilização de senhas. “Queremos colocar novas regras de tecnologia em prática. Vamos debater isso e ampliar a transparência”, afirmou.
Além de Police Neto, representaram a Mesa Diretora durante a entrevista coletiva os vereadores Claudinho de Souza (PSDB), Toninho Paiva (PR) e Ítalo Cardoso (PT).
(1/7/2012 – 19h25)