O prédio que abriga o maior Legislativo municipal do Brasil comemorou 40 anos nesta quinta-feira (10/09). Para celebrar o aniversário, estiveram presentes na solenidade parlamentares de diversas legislaturas, o atual prefeito do município, Gilberto Kassab, e o presidente emérito da Câmara Municipal de São Paulo, João Brasil Vita. Em seu pronunciamento, Antonio Carlos Rodrigues (PR), atual presidente da Câmara, falou da honra em receber vereadores desta e de outras legislaturas. “É um legislativo atuante que procura atender as necessidades da sociedade paulistana. A consolidação do processo democrático é uma bandeira dessa Casa de Leis", afirmou Rodrigues.
O prefeito Gilberto Kassab agradeceu a participação da Câmara nas transformações pelas quais São Paulo vem passando. “Cidade Limpa, aumento de salário dos professores, fim do terceiro turno, parceria com as organizações sociais são alguns exemplos de como a Câmara está contribuindo com a cidade nos últimos anos”, lembrou o prefeito.
Durante a sessão solene, Celso Freitas, assessor técnico da Diretoria Regional dos Correios de São Paulo Metropolitana, lançou o selo e o carimbo comemorativos aos 40 anos do Palácio Anchieta. O selo alusivo ao 40º aniversário da sede da edilidade vai ser utilizado nos próximos meses para postagem de correspondência pela administração da Casa.
Diversos ex-presidentes receberam a Medalha Anchieta. Ao final da solenidade, o vereador Antonio Carlos Rodrigues inaugurou uma placa em comemoração ao aniversário no piso térreo do prédio. A mesa solene foi composta por Antonio Carlos Rodrigues, João Brasil Vita, Gilberto Kassab, e Roberto Braguim, presidente do Tribunal de Contas do Município.
História
A Câmara Municipal de São Paulo surgiu em 1560 e o prédio que a abriga atualmente, o Palácio Anchieta, levou 27 anos para ser construído. O decreto de desapropriação da área foi assinado pelo então prefeito de São Paulo, Prestes Maia, em 1942. Mas a pedra fundamental só foi lançada em 1961 pelo prefeito Adhemar de Barros, dando assim início às obras.
Em janeiro de 1969 os funcionários da Câmara já trabalhavam no Palácio Anchieta. Porém, a sua inauguração oficial foi realizada oito meses depois no dia 7 de setembro de 1969 pelo então prefeito Paulo Salim Maluf. Nessa época, o Legislativo paulistano era formado por 21 vereadores.
|