pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Palestra orienta funcionários públicos sobre atendimento a pessoas com autismo

Por: MURILO RINCON
DA REDAÇÃO

21 de maio de 2024 - 17:07

Categorias

Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP

A Câmara Municipal de São Paulo promoveu, nesta terça-feira (21/5), a palestra “TEA” (Transtorno do Espectro Autista). Realizada pela Secretaria de Recursos Humanos e a Equipe de Seleção, Desenvolvimento e Avaliação Pessoal da Câmara, o evento teve o objetivo de orientar e capacitar funcionários públicos municipais e funcionários do Legislativo paulistano para o atendimento a pessoas com o TEA.

“Nós estamos muito felizes de estarmos proporcionando isso para todos os funcionários da Casa. Tivemos mais de 100 inscritos e isso nos deixou muito feliz. Estamos fazendo de forma pioneira esse treinamento, porque temos projetos na Casa para que os autistas sejam contemplados nos futuros estágios que a Casa venha a oferecer”, ressaltou Celso Gabriel, secretário de Recursos Humanos da Câmara Municipal.

O evento contou com a palestra do psicólogo e instrutor, Paulo Ribeiro Omeltech, do Instituto Jô Clemente, e da fundadora do projeto Casa de Antônio, Kátia Apolinário, que é mãe, pós-graduada em TEA, e organizadora da 1ª Conferência Municipal de Transtorno do Espectro Autista.

“Hoje, a cada 36 nascimentos, um é autista. Mas a previsão aponta que, em 2050, sejamos um para um. Por isso é importante que a gente fale sobre isso, para que a gente crie políticas públicas a respeito disso. Essa é a ideia deste evento”, destacou a palestrante.

Os palestrantes também orientaram os funcionários sobre maneiras de abordagens e atendimentos as pessoas com TEA. “É ter a sensibilidade um pouco mais apurada, né? Tentar perguntar se ela precisa de ajuda, buscar os apoios que a pessoa está necessitando naquele momento, não julgar e nem pressupor que ela sabe ou não sabe alguma coisa. É realmente deixar com que a pessoa se manifeste né? Dar um espaço de abertura para que a pessoa demonstre o que ela precisa”, alertou o psicólogo.

Esta foi a primeira palestra realizada na Câmara Municipal depois da sanção da Lei nº 18.106/2024, que trata do PSAA (Programa Servidor Amigo do Autista). A norma tem origem no PL (Projeto de Lei) 149/2023, de autoria do vereador Coronel Salles (PSD) com coautoria de outros 23 parlamentares.

Para o supervisor da Equipe de Seleção e Treinamento da Câmara Municipal, Roberto Sakiyama, além de um atendimento mais humanizado, o evento também trata sobre a inclusão e o desenvolvimento do autista.

“Esse tipo de ação é importante para conscientizar as pessoas de que é preciso mudar de atitude, para que esses jovens possam desenvolver todas as suas capacidades, né? Isso é muito importante”, concluiu.

A íntegra da palestra pode ser conferida no vídeo abaixo:

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar