O 1° Congresso Nacional dos Servidores do Legislativo e de Tribunais de Contas Municipais começou nesta quinta-feira com uma palestra sobre o controle interno no Legislativo. Sergio Rossi, diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, ressaltou a importância do órgão, responsável pelo controle interno desde os editais até a execução das políticas públicas.
Estamos imensamente envolvidos em fazer a fiscalização concomitante de atos, afirmou, destacando a importância dos Tribunais de Contas, porém reclamando das críticas tradicionalmente feitas, tanto pela administração quanto pela população.
Estamos ao lado do agente público, argumentou. Temos uma política de pedagogia. Antes de sermos aquele que vai punir por erros na prestação de contas, vamos orientar, completou. Já em relação à sociedade civil, ele acredita que há muita desinformação. Somos mal falados porque na maioria das vezes somos mal conhecidos, lamentou.
Sergio Rossi também esclareceu que muito do combate à corrupção não passa pelos Tribunais de Contas. A corrupção não se faz com carimbo e com despachos, ocorre no escuro, observou.
O problema está no sistema, pois a administração fala quanto está disposta a gastar antes da formulação dos preços, quando é o mercado que teria que dizer quanto custa o metro cúbico de asfalto, completou Rossi. Para ele, seria necessária uma integração maior dos Tribunais aos poderes, o que hoje ele considera utópico.
LEIA TAMBÉM:
Servidores devem fortalecer parlamento, diz diretor do Interlegis
Evento na Câmara reúne servidores de todo Brasil
(24/5/2012 – 14h10)