pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Papel das Consultorias Técnicas Legislativas é tema de encontro

Por: - DA REDAÇÃO

8 de dezembro de 2016 - 18:42

Categorias

O Projeto Quintas Consultivas, promovido pela Escola do Parlamento em parceria com a Consultoria Técnica Legislativa da Câmara Municipal, promoveu nesta quinta-feira (08/12) o segundo e último encontro sobre a importância do Subsídio Técnico à Atividade Legislativa Parlamentar e o papel da Consultoria Técnica Legislativa da Câmara.

“A proposta das Quintas Consultivas objetiva trazer temas que sejam conjuntamente debatidos e apropriados pelos setores da Casa. Foi um debate importante discutir a convivência do saber técnico com a vontade política e como isso ocorre efetivamente dentro do parlamento”, declarou o consultor da Comissão de Finanças, Ricardo Ciccacio, que coordenou o evento.

A Consultoria Técnica Legislativa da Secretaria Geral Parlamentar (SGP -5) é um órgão permanente de consultoria da Câmara Municipal. Fornece subsídios técnico-científicos aos vereadores nos trabalhos propositivos, mediadores e fiscalizadores. O destaque da segunda etapa do curso foi explorar as especificidades das três consultorias que compõem a SGP-5: Urbanismo e Meio Ambiente, Área Social e Administração Pública.

O estudo técnico e a interdisciplinaridade entre profissionais de diversas áreas são os pontos enfatizados pelos palestrantes para qualificar e embasar projetos de lei, além de outras consultorias demandadas pelos vereadores. “Nós atuamos tecnicamente como interface entre a sociedade e o parlamento, especialmente com o conceito de excelência na produção de conhecimento, por determinação da Mesa ou por proposta, para qualificação do debate legislativo”, afirmou José Guimar Junior, da consultoria de Administração Pública.

O diretor-presidente da Escola do Parlamento, Christy Pato, acredita que é preciso fortalecer a potencialidade das consultorias e elevar a comunicação entre os profissionais da Câmara. “É extremamente importante manter esse diálogo entre os pares e propiciar essa demarcação de território para quem está chegando. As carreiras aqui são importantes e estruturantes para a Casa e têm de ser fortalecidas”.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar