Na tarde desta sexta-feira (13/09), cerca de 200 educandos matriculados em CCAs (Centros para Crianças e Adolescentes) participaram do Papo Reto Cidadania, na Câmara Municipal. Durante duas horas, o presidente da Casa, vereador Eduardo Tuma (PSDB), tirou dúvidas de crianças e adolescentes, das unidades de M’Boi Mirim e Campo Limpo, sobre o funcionamento do Legislativo paulistano. Tuma também recebeu sugestões, por exemplo, de melhorias na cidade.
Foi uma tarde de muita conversa e música. O batuque da banda formada pelos alunos do Centro de Crianças e Adolescentes do Jardim Piracuama deu início ao Papo Reto Cidadania. A iniciativa trouxe cerca de 200 jovens, de 6 a 19 anos, que são atendidos pelos CCAs, Centro de Crianças e Adolescentes, da zona sul de São Paulo.
Os jovens ocuparam o auditório Prestes Maia, na tarde da última sexta-feira. Em grupos, eles foram até o microfone para tirar dúvidas sobre o funcionamento do legislativo. Antes, durante o mês de agosto, eles participaram de diversas atividades dentro das instituições de que fazem parte.
Presidente tira dúvidas
As perguntas foram respondidas pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Eduardo Tuma. Para ele, essa foi uma chance de mostrar que a Câmara está mais próxima da sociedade. “Política é coisa de todo mundo. Todo mundo que vive na cidade, principalmente. E hoje em dia uma criança de 10, 11 anos já está muito mais por dentro do que antigamente. Pelo acesso às redes e à quantidade de informações. Então é importantíssima essa participação”, disse o vereador.
Além disso, os jovens circularam pelos bairros e registraram quais são os principais problemas encontrados. Essas demandas foram entregues ao vereador Eduardo Tuma. “São demandas sérias, reais, efetivas, e que eu, como vereador, portanto, tenho capacidade de dar resposta. Foram encaminhadas, do jeitinho certo, com relatório, e eu vou cobrar as subprefeituras de uma solução para as demandas”, disse Tuma.
Assista à matéria completa da TV Câmara: