O fato de o assunto estar sendo tratado na novela mostra que é urgente. Assim o vereador Floriano Pesaro (PSDB) deu início à sua apresentação no seminário Amar e Proteger, realizado nesta sexta-feira (3/5) e que colocou em pauta o combate à violência sexual infantil.
Para o vereador, o momento é de avaliar onde estamos e onde queremos chegar. Já avançamos em políticas públicas mais eficientes, em que pese todas as lacunas e obstáculos que ainda enfrentamos, afirmou, citando a escola como principal aliada para o trabalho de prevenção e combate.
As escolas são estratégicas para nós, pois são pontos além das famílias que podem demonstrar o momento em que aquilo ocorreu, uma mudança de comportamento na vítima de violência, explicou Floriano Pesaro. Segundo ele, pesquisas da Universidade de Queensland, na Austrália, mostra que a violência na infância pode triplicar o risco de depressão na vítima e também aumenta as chances de abuso de drogas e álcool, tendências suicidas, e da repetição da conduta do agressor no futuro.
A incidência de agressores que anteriormente foram vítimas de violência sexual faz com que seja necessário outro trabalho com esse grupo, segundo o parlamentar. Apenas internação sabemos que não é suficiente. É preciso entender o histórico, só assim a prisão cumprirá alguma função além da retirada do indivíduo da sociedade, disse. A vítima de hoje se torna agressor amanhã sem ter tido nenhum tipo de compreensão daquilo que ocorreu, completou.
Leia:
– Seminário discute enfrentamento à violência sexual infantil
(3/5/2013 – 17h05)