{youtube}ojSrvy-zPyU&rel=0|400|300|{/youtube}
Diretores do Interlegis, iniciativa desenvolvida pelo Senado Federal com o objetivo de integrar todas as Casas Legislativas e modernizar suas respectivas atividades, vieram nesta terça-feira à Câmara Municipal para elaborar com os servidores um diagnóstico que servirá às ações do programa na Casa.
Através de questionários sobre a estrutura e o funcionamento do Legislativo paulistano entregues a funcionários da Câmara, o Interlegis fará um planejamento específico. São perguntas que vão desde a quantidade de servidores em cada área e sua formação, os equipamentos que o Parlamento possui e como as diferentes áreas se organizam.
O diretor de Planejamento e Fomento do Interlegis, João Marcelo Novais, explicou que o programa pode ser tanto voltado à capacitação quanto à modernização técnica e melhorias na comunicação da Câmara. Segundo ele, algumas ações já foram definidas.
O secretário geral Administrativo da Câmara Municipal, Raimundo Batista, adiantou que um dos objetivos do convênio com o Interlegis é o auxílio na elaboração de um plano estratégico da Casa. “Queremos criar um planejamento a longo prazo, com a definição de uma missão, e traçar uma estratégia para alcançá-la”, explicou.
Novais afirmou que o diagnóstico da Câmara Municipal será divulgado no próximo mês, assim como as primeiras propostas de ações em parceria com o Parlamento paulistano.
CURSO DE VEREADORES
O diretor do Interlegis também falou sobre o curso para os parlamentares eleitos, ideia apresentada em dezembro, quando foi firmado o convênio com a Câmara. Novais explicou que, por serem 60 mil vereadores em todo o país, se tornou inviável oferecer o curso a todos.
Entretanto, eles esperam entregar até o fim de 2012 uma publicação com os conteúdos que seriam abordados presencialmente. O material terá informações sobre ética, moralidade, o papel do vereador, limites constitucionais e a relação com o eleitorado.
O INTERLEGIS
Criado em 1994, o Interlegis é o órgão do Senado Federal criado para gerir o empréstimo de US$ 16 milhões concedidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal. Ele também busca a promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade. Suas ações vão desde cursos presenciais e a distância até o fornecimento de computadores e acesso à internet.
(9/10/2012 – 16h20)