Vereadores da Subcomissão de Mobilidade Urbana discutiram nesta quarta-feira (20) a necessidade de estudos para a construção de uma ciclovia permanente na avenida Paulista. De acordo com os parlamentares, o incentivo ao uso de bicicletas é fundamental, mas a viabilidade dessa via deve ser avaliada por técnicos.
A construção de uma ciclovia permanente na avenida Paulista é uma sugestão do presidente da subcomissão, vereador Ricardo Young (PPS), que acredita que o papel da bicicleta e de outras formas de locomoção, como o skate, devem ser repensados. A cidade se expressa na Paulista e nós precisamos promover uma ação que mostre que São Paulo decidiu incorporar a cicloatividade como parte integrante do trânsito. Para isso, a perenização das ciclovias é o primeiro passo, justificou.
Favoráveis à construção da ciclovia, os vereadores Senival Moura (PT) e Coronel Telhada (PSDB) defenderam a necessidade de estudos técnicos para a implementação dessa via. A sugestão é oportuna, mas precisamos ouvir os técnicos para sabermos qual a melhor maneira de se fazer essa via permanente para os ciclistas, analisou Senival Moura.
Para Telhada, essa ciclovia vai impactar em outros segmentos também. A medida deve ser incentivada, mas precisaremos rever toda a parte de transporte na região e também se as empresas colaborarão, já que as pessoas que forem trabalhar de bicicleta precisariam ter um espaço para se trocar e até mesmo tomar banho, afirmou Telhada. Ele sugeriu que seja criada uma campanha para que população e especialistas apresentem ideias de como inserir a bicicleta na capital paulista.
Ainda durante a reunião da subcomissão, foi aprovado requerimento para que representantes da secretaria de Transportes prestem esclarecimentos sobre os bicicletários em São Paulo.
Vice-presidente
O vereador Vavá (PT) foi eleito, por unanimidade, para ser o vice-presidente da Subcomissão de Mobilidade Urbana. Estou feliz pela indicação e vamos trabalhar muito para pensar em soluções para melhorar a locomoção dos cidadãos paulistanos, afirmou.
(20/03/2013 15h37)