Na continuidade da 9ª edição do Parlamento Jovem, nesta sexta-feira (22/10), os vereadores mirins registraram suas presenças no painel eletrônico do Plenário Primeiro de Maio. Na sessão plenária, os 55 jovens defenderam da tribuna seus projetos de lei, representando suas bancadas temáticas. As propostas foram aprovadas em votações simbólicas, comandadas pela presidente Danielle Pereira e Sousa.
Um dos projetos apresentados foi o 23/2010, da parlamentar jovem Maria Julia Azuaga Peluso Monteiro, do Partido da Natureza, que prevê que todas as escolas municipais, EMEIs, escolas de Ensino Fundamental e Médio deve haver um currículo que priorize o estudo do meio ambiente. A proposta diz que todos os professores devem participar de projetos que promovam conscientização ambiental, principalmente os temas ligados à reciclagem.
“O Parlamento Jovem é uma experiência ótima, porque os jovens de hoje não estão engajados como os jovens de antigamente. No começo [presidir a sessão] foi bem difícil pra mim, porque eu não sabia o que teria que falar, depois eu fui aprendendo”, conta a presidente desta edição do Parlamento Jovem, Danielle Pereira e Sousa, 14 anos, do Colégio Cermac.
“Na verdade, eu gostaria de ser médica. Agora, com essa experiência, estou mudando de ideia para seguir alguma carreira política”, admite Danielle.
“O Parlamento Jovem é um modelo para todas as Câmaras do nosso país e do mundo. Os jovens estão com uma cabeça adiantada em 20 anos, eles usam os computadores, vão buscar informações precisas e estão vendo as necessidades da população da Capital do Município, do Estado e do país”, complementa o vereador Adilson Amadeu (PTB), que também saudou os pais dos alunos e as escolas que os incentivaram.
58 projetos de lei foram discutidos pelos jovens que vivenciaram nesta sexta-feira uma rara e educativa experiência de cidadania e democracia, no ano em que esta Casa comemora seus 450 anos. O 9º Parlamento Jovem foi encerrado com uma apresentação musical do Coral do Projeto Guri – Polo de Osasco, que interpretou as canções “Xote das Meninas”, “Fico Assim Sem Você” e “Maria Maria”, sob a regência do maestro Jairo Costa.
|