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Parlamento Jovem 2023: Estudantes do Ensino Fundamental vivenciam rotina de vereadores

Por: CAROL FLORES
DA REDAÇÃO

10 de novembro de 2023 - 15:43
Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP

A experiência de ser vereador por um dia foi vivenciada por 55 estudantes de escolas públicas e privadas do 6º e 9º ano na 21ª edição do Parlamento Jovem Ensino Fundamental, que foi realizada nesta sexta-feira (10/11) na Câmara Municipal de São Paulo. O evento foi criado através da Resolução nº 10/2001 é de autoria do ex-vereador Dr. Farhat.

Em uma sessão presidida pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), os adolescentes participaram da instalação do Parlamento Jovem, eleição da Mesa Diretora, diplomação, apresentação e votação dos Projetos de Lei.

A discussão dos projetos elaborados pelos estudantes seguiu o rito da Câmara. Foram apresentados e colocado em votação 55 PLs (Projetos de Lei) entre eles o PL 127/2023, de autoria do vereador jovem Fabrício Henrique Tavares Pires, do colégio Heitor Garcia, que trata da instalação de casa de banho pública e gratuita com kit de higiene, em bairros da capital, para moradores em situação de rua. O projeto foi aprovado com 47 votos a favor.

“Hoje cada um desses alunos estão tendo a experiência de como é o dia a dia do vereador estando em um espaço de troca de ideias. Aqui não existem inimigos, existem opiniões diferentes e é importante que eles participem e que de fato amanhã possam ocupar uma dessas cadeiras lutando por políticas públicas para a cidade de São Paulo”, parabenizou o vereador.

Eleita a presidente da Mesa Diretora, Julia Heleno Zogas, do Colégio Agostiniano Mendel, Tatuapé, contou que tanto ela quanto os outros integrantes da chapa estavam empenhados em conquistar a vitória. “Foi uma disputa muito acirrada e fico feliz que os outros participantes tenham confiado em mim e na nossa chapa para representar esse evento”, contou a estudante.

Já o vereador jovem Rafael Fernandes Santos, da Escola Dona Zumira Cavaleiro Faustino, trouxe para o Parlamento projeto sobre a implantação de uma rede de profissionais para dar apoio a estudantes de escolas públicas que sofrem de ansiedade, pânico e depressão. “Essas são doenças que estão no nosso dia a dia e muitas vezes a equipe escolar não está preparada para acolher esses estudantes que sofrem dessas enfermidades”, disse o aluno, que ainda destacou que o projeto foi criado através de suas próprias experiências.

Para a estudante Vitória Calado Silva, da EMEF Paulo Duarte, a participação no evento é uma forma de representar todos os jovens da comunidade onde mora. “Para mim estar aqui é uma conquista, porque é uma forma de dar voz a todos os estudantes da periferia”, disse.

A construção de consciência política foi um dos pontos que o professor Daniel Bisi destacou do projeto. Para ele é importante que os estudantes tenham conhecimento de como funciona a legislação e a política em geral “A gente critica muito, mas não sabe como funciona a política no nosso país e é importante que desde o início da formação os educandos tenham esse conhecimento para saber solicitar melhorias”, contou.

Acompanhando a filha na experiência de parlamentar jovem, Ricardo Trintinália, estava orgulhoso. “Para ela é uma boa oportunidade de desenvolver a cultura política. Hoje temos um problema muito grande de falta de informação do que os políticos realmente fazem e o que é exercido em cada Casa, e com os adolescentes aprendendo desde cedo como funciona podemos ter um futuro muito melhor para a política do Brasil”, disse.

Para conferir na íntegra da Sessão Solene, clique aqui e aqui. O álbum completo de fotos está disponível no Flickr da CMSP. Créditos:  Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP

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