Escolas públicas e particulares interessadas em participar da edição 2022 do Parlamento Jovem do Ensino Fundamental já podem consultar o material disponível na página do evento, para que o tema possa ser trabalhado em sala de aula. Podem se candidatar para concorrer a uma das 55 cadeiras todos os estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental.
Criado na Câmara pela Resolução nº 10, de 21 de agosto de 2001, o Parlamento Jovem tem como principal objetivo oferecer aos jovens do município uma lição de cidadania e democracia, com o exercício, por um dia, das funções e dos trabalhos do Poder Legislativo municipal.
O aluno que deseja participar deve preparar um trabalho individual na forma de um Projeto de Lei, obedecendo aos critérios estabelecidos no Manual de Orientação. Cada escola pode escolher apenas um projeto para participar e entregá-lo à Câmara Municipal entre os dias 1º de junho e 12 de agosto. Para entender como elaborar um Projeto de Lei, clique aqui.
O estudante que se inscrever também precisará escolher um partido fictício de acordo com o tema de seu projeto entre os 11 criados especialmente para o evento: Assistência Social; Cultura; Educação; Emprego, Esportes e Recreação; Habitação; Natureza; Planejamento Urbano; Saúde; Segurança Urbana e Trânsito e Transporte.
Na Câmara, uma Comissão formada por vereadores selecionará os 55 melhores projetos apresentados. Ao menos 60% dos membros do Parlamento Jovem deverão ser estudantes matriculados em escolas públicas. A partir do dia 7 de outubro, os nomes dos 55 eleitos serão divulgados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo e no portal da Câmara.
Serviço:
Parlamento Jovem Paulistano – Ensino Fundamental 2022
Inscrições: de 1/6 a 12/8
Clique aqui para acessar o material
Informações: parlamentojovem@saopaulo.sp.leg.br