Na manhã desta segunda-feira (21/10), o Plenário 1º de Maio sediou a primeira Sessão Plenária do 4º Parlamento Jovem – Ensino Médio – Vereador Dr. Farhat. Na ocasião, os 55 jovens previamente diplomados escolheram a composição da Mesa Diretora, responsável por organizar a pauta de projetos a serem debatidos e votados nas Sessões Plenárias que encerram a edição.
A Mesa Diretora é composta por cinco membros: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. Três chapas concorreram ao pleito: vermelha, verde e amarela. Após os discursos dos candidatos à presidência, foi realizada a votação, que consagrou a chapa amarela, do partido da Saúde, como vencedora, com 28 votos favoráveis.
Composição da Mesa Diretora:
– Presidente: Júlia Andrade Silva;
– 1ª Vice-presidente: Maria Fernanda Calixto Cavallini;
– 2ª Vice-presidente: Evellyn Figueiredo Nóbrega;
– 1º Secretário: Miguel Costa Pedro;
– 2ª Secretária: Hilary Del Carmen Moreno Molina.
A presidente empossada, Júlia Andrade Silva, ressaltou a importância da iniciativa em permitir que os jovens possam expressar suas ideias. “Aqui a gente consegue demonstrar aquilo que a gente acredita. Eu sou mulher, sou de escola pública, e acredito que é muito importante ter essas pessoas em cargos importantes dentro da sociedade”, conta.
Para o vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS), que integra a Comissão avaliadora do Parlamento Jovem, a vivência simbólica como vereador é importante para a democracia e para o interesse dos jovens acerca da política paulistana.
“Eu estive conversando com alguns deles e inclusive um dos estudantes tem um projeto semelhante ao nosso, de logística reversa, sobre o descarte correto, que é uma preocupação com o meio ambiente. É importante, vai despertando o interesse na administração da cidade, para uma cidade melhor e mais dinâmica”, afirmou Sansão.
Colégio de Líderes
Após a posse da Mesa Diretora, os partidos jovens se reuniram para eleger seus líderes, que participaram do Colégio de Líderes, realizado na Sala Tiradentes. Este encontro, que aconteceu pela primeira vez desde o início do projeto, em 2019, visa promover o diálogo entre os líderes para a definição dos projetos que serão discutidos e votados em Plenário nas sessões da tarde.
O líder do partido Planejamento Urbano, Lúrian Ruiz da Silva, que participou do encontro com as outras lideranças jovens, falou sobre sua proposta de proteção ao meio ambiente aprovada para discussão em Plenário.
“Os projeto Supercondutores, de maneira simples, é transmitir energia sem perda. Hoje, os fios que usamos, eles esquentam. Por eles esquentarem, eles perdem energia. O projeto visa cessar essa perda de energia. Exemplo Itaipu, que abastece São Paulo e poderia mandar energia para o Rio de Janeiro, porém, por conta dessa perda, a usina precisa mandar mais energia do que é necessário. O Ministério de Minas e Energia estimou que a perda seja de R$ 15,6 bilhões”, comentou.
Acompanhe aqui os trabalhos em Plenário da parte da tarde e neste link a íntegra do Colégio de Lideres.