Viver a experiência completa de como é ser um vereador na Câmara Municipal de São Paulo por um dia. Foi isso que estudantes do 6º ao 9º ano da capital paulista puderam experimentar nesta sexta-feira (8/11), durante o Parlamento Jovem Ensino Fundamental 2024 que neste ano contou com 161 inscrições e convocou 55 alunos, denominados vereadores jovens eleitos, e 5 suplentes.
Iniciativa do Legislativo paulistano, o Parlamento Jovem Ensino Fundamental está em sua 22ª edição e visa possibilitar a alunos de escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo a vivência do processo democrático por meio da participação em uma jornada parlamentar na Câmara de São Paulo, com diplomação e exercício de mandato.
As atividades do Parlamento Jovem Ensino Fundamental ocorreram durante toda a sexta-feira. Pela manhã, foi realizada a sessão de instalação da atividade, presidida pelo vereador Celso Giannazi (PSOL) na qual os jovens vereadores foram diplomados, fizeram o juramento de posse e iniciaram os trabalhos. “Me sinto realizado com eles aqui, porque temos a vivência no dia a dia e hoje vamos viver um dia de muita alegria, de muita felicidade, porque eles vão discutir projetos que são necessários para cidade. E vemos esses jovens participando ativamente politicamente, com uma conscientização política que vai ajudar a construir uma sociedade melhor”, disse o vereador.
“É muito importante, porque são meninos e meninas que apresentam projetos voltados às pautas que estamos vivendo hoje na cidade de São Paulo. Quando pegamos todos os projetos para fazer uma leitura, vemos que esses meninos e essas meninas estão conectados com as realidades, com as necessidades que a cidade tem. Vamos discutir aqui projetos voltados à educação, à saúde, assistência social, que estão sendo votados hoje aqui na Câmara Municipal de fato, com o parlamento original. Então, as crianças já tem essa esse olhar da necessidade, de colocar o orçamento à disposição das pessoas mais necessitadas da cidade de São Paulo”, completou Giannazi.
Eleição da Mesa Diretora
Logo após a sessão de instalação, foi realizada a eleição da Mesa Diretora. Com 39 votos, a chapa Vermelha saiu vencedora superando as chapas Verde (12 votos) e Amarela (9 votos). Assim, a jovem parlamentar Nicolle da Silva Tavares foi eleita presidente; Giovanna Andrielly, 1ª vice-presidente; Rhyan Martins de Albuquerque, 2º vice-presidente; Alice Dias Boselli, 1ª secretária; e Sophie Jahzara Selassie Vieira Zuccatti, 2ª secretária.
“Queremos ter um bom desempenho e que possamos representar cada um dos vereadores que estão aqui, além da sociedade. A minha expectativa é que todos possamos falar um pouco sobre as nossas propostas e representar a sociedade”, declarou a presidente Nicolle da Silva Tavares.
Mesmo não sendo eleitos, os candidatos a presidente das chapas Verde e Amarela exaltaram a experiência. “É uma experiência fantástica, é uma experiência de muito aprendizado. Reforço que estamos aprendendo muito e é muito especial mesmo estar aqui. Para mim, é uma honra poder estar aqui”, disse Benjamin Axel Boethius, da chapa Verde.
“Estou gostando bastante, nunca tinha vindo aqui na Câmara, nem em uma situação parecida. Sempre gostei de participar disso, então, para mim, foi muito gratificante conseguir ganhar dentre todos os estudantes da minha escola, meus colegas, para estar aqui hoje. E está sendo uma experiência muito legal, eu recomendo para todo mundo que queira participar”, ressaltou Leonardo de Almeida Nagib Eluf, da chapa Amarela.
Apresentação e votação dos projetos
Depois da eleição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem Ensino Fundamental 2024 foram apresentados e votados os Projetos de Lei de cada um dos 55 representantes nesta simulação do Legislativo. Educação e saúde foram as áreas com o maior número de propostas desenvolvidas pelos participantes, 21 e 13 PLs, respectivamente. Assistência social, cultura, esporte e lazer, habitação, natureza, planejamento urbano, segurança urbana, trânsito e transporte também comportaram escolhas dos jovens parlamentares.
Projetos de Lei
Maria Clara Valentino, estudante da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Vinicius de Moraes, elaborou um projeto intitulado ‘Viradinha Cultural’. A ideia é realizar anualmente uma aula a céu aberto com o objetivo de promover o acesso à cultura, arte e história do centro da cidade.
“A Viradinha Cultural foi criada a partir do projeto Mochilão, que aconteceu na minha escola. Foi uma iniciativa de dois professores que planejaram proporcionar um momento para que os estudantes tivessem a oportunidade de conhecer o centro de São Paulo, um lugar cheio de cultura e rico em arquitetura”, comentou a autora da matéria em entrevista à Rede Câmara SP.
Já Gabriel Schwengber Corrêa, do Colégio Santa Maria, propõe a criação de um ‘Fundo Municipal de Contingência para Fins de Prevenção de Desastres Naturais’. O autor entende ser necessário viabilizar um montante financeiro para dar respaldo durante urgências climáticas.
“O meu Projeto de Lei consiste em definir um texto para destinar ajuda em situações de desastres naturais. Podemos observar, por exemplo, no Rio Grande do Sul, entre outros casos, que foi necessário um grande aporte financeiro para lidar com o ocorrido, mas não havia um fundo específico para retirar esse dinheiro. Minha ideia propõe destinar 2% de impostos municipais como o ISS e IPTU para esse fundo”, disse.
Criado pela Resolução n° 10, de 21 de agosto de 2001, o Parlamento Jovem Ensino Médio visa oferecer aos estudantes do Ensino Fundamental uma lição de cidadania e democracia, com o exercício, por um dia, das funções e dos trabalhos do Poder Legislativo.
Para assistir às atividades desta edição do Parlamento Jovem Ensino Fundamental basta clicar no link abaixo.
Veja ainda os álbuns de fotos disponíveis no Flickr da CMSP.
Eleição – Mesa Diretora. Crédito: Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP
Sessão Plenária – Crédito: Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP