Fábio Jr Lazzari/ CMSP
Os 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) devem trabalhar em conjunto para minimizar os problemas de mobilidade urbana. Essa foi uma das soluções apontadas pelos presidentes e vereadores de Câmaras Municipais integrantes do Parlamento Metropolitano, órgão consultivo formado pelas cidades da RMSP, e pelo secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
O trabalho em conjunto poderia reduzir os valores das passagens, já que uma das propostas seria a implantação do Bilhete Único em outras cidades além de São Paulo e de um cartão que poderia ser utilizado na integração dos ônibus com os trens.
“Pensando de forma conjunta, com certeza as soluções serão mais fáceis. Uma das medidas previstas é que o Bilhete Ônibus Metropolitano (BOM), cartão eletrônico que opera nas linhas de ônibus intermunicipais, chegue logo aos trilhos, revelou Fernandes.
Segundo o secretário, o investimento previsto pelo Plano Plurianual (20122015) para a área de mobilidade urbana é de R$ 45 bilhões. Estamos construindo mais quatro linhas de metrô e também faremos terminais de ônibus no Taboão e Vila Sônia, sinalizou Fernandes, que ainda acrescentou a necessidade de que aconteça uma descentralização nas cidades, com moradias próximas de locais de trabalho e equipamentos públicos.
Presente no evento, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Police Neto (PSD), defendeu a integração dos Planos Diretores das cidades e a criação de indicadores de desempenho de transporte coletivo.
Para resolver o problema de mobilidade urbana nos municípios é fundamental termos um planejamento juntamente com todas as cidades para definir a questão do uso e ocupação do solo, e também definir os indicadores para que as empresas que prestam os serviços de transporte sem qualidade sejam punidas, argumentou Police Neto.
O presidente da Casa Legislativa de Embu das Artes, vereador Silvino Bonfim de Oliveira (PT), avaliou positivamente a discussão realizada nesta sexta-feira. Hoje foi o primeiro encontro dos municípios para debater esse tema e tenho certeza que faremos encaminhamentos importantes sobre esse assunto, disse o anfitrião.
PARLAMENTO METROPOLITANO
O Parlamento Metropolitano foi lançado oficialmente no dia 9 de maio de 2011 e tem como tarefa integrar as leis pré-existentes nos municípios da RMSP e criar um Plano Diretor Metropolitano que estabeleça normas válidas para as 39 cidades integrantes.
(11/5/2012 – 16h45)