Os presidentes das 39 Câmaras Municipais da Região Metropolitana de São Paulo lançam na próxima segunda-feira, dia 9 de maio, o Parlamento Metropolitano. Trata-se de um espaço de caráter consultivo cujo objetivo será buscar soluções integradas para os problemas comuns entre os municípios.
O evento acontecerá a partir das 10h no plenário Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa de São Paulo.
Na pauta do encontro estão assuntos como a integração dos transportes metropolitanos; a ampliação da inspeção veicular para toda a região; políticas integradas de uso e ocupação do solo; despoluição dos rios e preservação de mananciais; combate às enchentes e política comum de drenagem; sistema de compensação pelo uso dos municípios que recebem descarte de resíduos sólidos; solução dos conflitos das áreas limites entre as cidades; legislação integrada sobre o funcionamento das atividades econômicas; e política integrada de saúde.
O Parlamento Metropolitano reunirá 547 vereadores, somando as 39 Câmaras Municipais. Ele representará uma área de 7.943 km², onde vivem aproximadamente 20 milhões de pessoas. O PIB da região é de R$ 572 bilhões, o que corresponde a 57,7% do total do Estado e a 18,8% do PIB nacional.
(06/05/2011 – 14h28)