pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar comentário

Paróquia São Camilo de Lellis recebe Salva de Prata em reconhecimento a serviços prestados à comunidade

Por: AMANDA OLIVER
DA REDAÇÃO

1 de agosto de 2024 - 22:14
Erick Braga | REDE CÂMARA SP

Nesta quinta-feira (1/8), a Paróquia São Camilo de Lellis, localizada na Vila Nivi, foi homenageada com a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo. A honraria, que é de iniciativa do vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO), reconhece os serviços sociais e religiosos prestados pela paróquia desde sua fundação.

“São Camilo é reconhecido pela Igreja Católica como um dos santos que mais trabalhou na área social, ajudando os pobres, especialmente no hospital, onde ele prestava assistência e atendimento. A ação de São Camilo de Lellis é semelhante ao trabalho social realizado aqui na região. A Paróquia São Camilo tem mais de 50 anos de dedicação à área social e, atualmente, atende 40 famílias pelos Vicentinos, que têm um espaço dentro da igreja para esse atendimento”, revelou o vereador Ricardo Teixeira.

História

A Paróquia São Camilo de Lellis teve sua origem em 1954, numa época em que a Vila Nivi, que pertence ao distrito do Tucuruvi, era um pequeno bairro com menos de três mil habitantes e infraestrutura limitada. Naquela época, o atendimento religioso da região era feito pelas Paróquias Santa Terezinha do Jaçanã e Menino Jesus. A primeira missa foi celebrada em 1º de maio de 1956 na Capelinha São Camilo de Lellis, improvisada no salão de uma padaria. Apesar dos desafios iniciais, como o barulho da feira local, a capela recebeu apoio da comunidade.

Em 1957, uma comissão foi formada para a construção de uma igreja, e em 1959, foi adquirido um terreno na Rua Tanque Velho. Com o crescimento do bairro, uma nova igreja foi erguida na parte da frente do terreno, e a Paróquia São Camilo de Lellis foi oficialmente instalada em 16 de julho de 1966, tendo o padre Antônio Villela Dantas como seu primeiro pároco.

“Ela é fruto do trabalho dos padres camilianos na evangelização desta região, que na época ainda era muito carente, uma periferia da cidade de São Paulo. Ao longo desses 50 anos, a paróquia desenvolveu diversos trabalhos pastorais e atividades, com muita colaboração de todos os leigos em todas as áreas de ação. A paróquia se desenvolveu muito ao longo desses 50 anos, graças ao empenho dos padres que passaram por aqui. Eles realizaram um trabalho importante e marcante para a Vila Gustavo e toda a região. O povo que conhece a paróquia sabe muito bem disso”, disse o padre Carlos Doutel, vigário geral da Região Episcopal Santana.

A paróquia atualmente é coordenada pelo padre Rodrigo Custódio Andrade Ramos e destaca-se por suas ações sociais. A Conferência dos Vicentinos, por exemplo, apoia mensalmente cerca de 40 famílias em situação de vulnerabilidade social com cestas básicas e visitas. Além disso, em parceria com a UBS da Vila Nivi, a paróquia cede seu salão para o projeto Melhor Idade, que oferece atendimento e atividades para os idosos da região.

“Para nós, este é um grande reconhecimento do trabalho que a Paróquia São Camilo de Lellis realiza na zona norte de São Paulo. Muito trabalho foi desenvolvido aqui por pessoas de boa vontade, seja no trabalho pastoral realizado pela Igreja Católica no bairro, quanto no trabalho social, atendendo pessoas pobres e necessitadas com serviços básicos essenciais. Portanto, para nós, é realmente um grande presente receber este reconhecimento da Câmara Municipal por todo o trabalho realizado ao longo dessas décadas”, comemorou o padre Rodrigo Custódio Andrade Ramos, diretor da Paróquia São Camilo de Lellis.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar